MPT prestigia posse de Ediene Lousado na chefia do MP estadual

O Ministério Público do Trabalho (MPT) prestigiou na noite dessa quinta-feira (08/03) a posse de Ediene Lousado para o segundo mandato no cargo de procuradora-geral de Justiça da Bahia.

  “Quis a constelação que esta solenidade caísse no Dia Internacional da Mulher. Que coincidência!”, registrou a PGJ em seu discurso. Ela aproveitou a oportunidade para, por meio das palavras da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, conclamar: “Precisamos encorajar mais mulheres a se atreverem a mudar o mundo”. O MPT esteve presente através de seu proccurador-chefe na Bahia, Luís Carneiro, e da vice-procuradora-chefe institucional, Séfora Char.

O governador Rui Costa destacou o seu orgulho e prazer em reconduzir uma mulher ao cargo de procuradora-geral de Justiça. Segundo ele, um dos elementos que contou para que, pela segunda vez, escolhesse Ediene Lousado para assumir o cargo foi o fato de ser promotora. “Fiz uma escolha que possa contribuir para um mundo mais igual de oportunidades para homens e mulheres”, frisou Rui. Dizendo-se muito feliz pela confiança depositada e pelo reconhecimento do trabalho, Ediene Lousado afirmou que levará adiante um plano de gestão com alegria, humildade, criatividade e diálogo. “Vamos nos reinventar para atender às necessidades da sociedade baiana e participar da construção de um tempo mais justo, mais digno e mais solidário”, assinalou.

A PGJ falou ainda sobre o papel do MP frente aos poderes da República e assinalou que, gravitando ao derredor dos Poderes constituídos, cabe ao Ministério Público, como uma espécie de fiel da balança, garantir que cada um deles cumpra as suas funções constitucionalmente outorgadas. Também discorreu sobre felicidade e ressaltou que todas as pessoas existem para serem felizes. “Temos a felicidade de pertencermos a essa instituição guerreira, que presta serviços tão relevantes ao País e à Bahia. A felicidade por exercer uma atividade profissional digna e com reconhecimento. A felicidade de podermos utilizar o conhecimento como forma de transformação social para a melhoria da vida em sociedade e dos anseios populares”, lembrou.

Compuseram ainda a mesa da solenidade a procuradora-geral de Justiça Adjunta, Sara Mandra Rusciolelli, que proferiu a fala de abertura da sessão solene; a primeira dama do Estado, Aline Peixoto; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ângelo Coronel; presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Brito; subprocurador-geral da República Antônio Augusto Aras, representando a procuradora-geral da República Raquel Dodge; presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Sandro José Neis; corregedor-geral do MP da Bahia, procurador de Justiça Marco Chaves; presidente do Tribunal Regional Eleitoral, José Edivaldo Rotondano; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gildásio Penedo; defensor público-geral, Clériston Cavalcante; e o presidente em exercício da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), promotor de Justiça Millen Castro.


Com informações da Ascom do MP-BA

Luís Carneiro, Ediene Lousado e Séfora Char
Luís Carneiro, Ediene Lousado e Séfora Char

Imprimir