MPT participa de debate sobre reflexos da reforma trabalhista na saúde e segurança

Evento reuniu, no auditório da Fecomércio, em Salvador, representantes de empresas para discutir a reforma, o e-social e seus impactos no dia a dia das relações de trabalho.

Mais de 300 empresas estiveram reunidas na manhã da última sexta-feira (16) no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) para o seminário Os Novos Rumos das Relações de Trabalho e Mudanças Advindas com o E-social e a Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pela clínica CTMED - Medicina do Trabalho, com o apoio da SRT/BA. O Ministério Público do Trabalho prestigiou o evento, através da presença do procurador-chefe do órgão no estado, Luís Carneiro.

Para o gestor do MPT, “a sociedade precisa fazer uma ampla reflexão para entender como esses novos rumos podem contribuir para as questões do trabalho sem perder de vista a garantia dos direitos fundamentais e a dignidade dos trabalhadores do país”. A superintendente regional do trabalho na Bahia, Gerta Scultz, também enfatizou a importância de debater o tema. “Estamos aqui para compartilhar o que sabemos e aprender o que precisa ser feito para avançar no entendimento tanto pelas empresas como pelos trabalhadores das novas regras com a reforma trabalhista”, disse.

Outras autoridades e convidados deram as boas-vindas aos participantes: O presidente da Fecomércio, Carlos de Souza Andrade, elogiou a realização do evento, que classificou como oportunidade para disseminar conhecimento e ajudar no entendimento do tema. A sócia-diretora da CTMED, Daniela Facchinetti, explicou que a ideia do seminário não é falar apenas sobre as mudanças que ocorreram com a reforma trabalhista e com as exigências do e-social, mas, principalmente, discutir que impactos elas causam na vida do trabalhador e da empresa, para que toda a sociedade possa atuar com responsabilidade e seriedade em prol da melhoria dessa relação.

Durante o seminário, o chefe da inspeção do trabalho na Bahia, Flávio Nunes, apresentou os reflexos da reforma trabalhista na gestão da segurança e saúde no trabalho. Nunes lembrou que o mais importante é a adoção da prevenção nos ambientes laborais que reduzam os riscos inerentes ao trabalho, por meio do atendimento às normas de saúde, higiene e segurança.

O E social também foi tema de palestra pelo auditor fiscal do trabalho José Honorino de Macedo Neto. Ele apresentou as novidades e as vantagens do sistema, especialmente as que estão relacionadas com os eventos de segurança e saúde no trabalho.


Com fotos e informações da Ascom da SRT-BA

Imprimir