Exposição sobre segurança do trabalho será aberta nesta sexta na sede do MPT

Será aberta nesta sexta-feira (20/04), às 14h, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Salvador a exposição Trabalhadores, que alerta para o grave problema do adoecimento e dos acidentes de trabalho no Brasil.

São fotos e textos que revelam a realidade vivida por profissionais de diversos setores da economia, expostos a riscos de quedas, amputações, contaminação por agentes químicos e outras situações que causam forte impacto na Previdência e na vida de milhões de famílias brasileiras. Durante o evento, também será lançada a edição da revista MPT em Quadrinhos sobre o Abril Verde, com distribuição gratuita.

A exposição fica em cartaz até o mês de maio no Memorial do Trabalhador do MPT, que fica na Avenida Sete de Setembro, 2.563, Corredor da Vitória. A visita é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 15h. A exposição faz parte do Abril Verde, campanha do MPT que promove a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção a riscos de acidentes e adoecimentos no trabalho. Ela integra a programação em comemoração à Semana em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, promovida pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat). Durante os próximos dias serão promovidos diversos eventos com temas sobre saúde e segurança de trabalhadores e ainda a reforma trabalhista.

No sábado (21/04) acontece o lançamento do livro Assumindo a Doença - o Drama dos Bancários com LER/Dort, com a palestra do autor, o professor Gilberto Locádio. O evento será no Teatro Raul Seixas, sede do Sindicato dos Bancários, na Avenida Sete de Setembro. 1001, Mercês às 9h. Na segunda (23/04), a partir das 8h30, no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia no Centro Administrativo da Bahia. acontece audiência pública sobre o banimento do amianto na Bahia, e o MPT integra a programação, com uma exposição do procurador do trabalho Pacífico Rocha. Às 9h acontece o painel panorama atual do banimento do uso do amianto no Brasil e no mundo. Às 11h20 o painel experiências de Vigilância da Saúde do Trabalhador, às 15h30, o terceiro painel, ações jurídicas e legislativas de proteção ao meio ambiente e à saúde.

Os eventos seguem na quarta-feira (25/04) com o seminário Terceirização, Precarização do Trabalho, que será realizado às 8h30 no auditório do Ministério Público do Estado, em Nazaré, e terá a presença da procuradora do trabalho e vice-coordenadora nacional da coordenadoria nacional do meio ambiente do trabalho (Codemat) Juliana Corbal. Já na sexta-feira (27/04), será realizado o seminário aprimorando a gestão em saúde e segurança do trabalho, às 8h30 no auditório da Fieb, no Stiep.

Marcando ainda as ações do Abril Verde, o MPT apresenta todas as segundas do mês, em sua página no facebook, os vídeos da série Não Vire Manchete, que são é lançados sempre às 14h e, ao todo, serão cinco episódios. O MPT em Quadrinhos, revista ilustrada do órgão, ganhou edição especial sobre o Abril Verde. A revista estará disponível no Memorial do Trabalhador.

Realizada desde o ano de 2014, a campanha acontece no mês de abril por ser o mês em que se celebra o Dia Mundial de Saúde, comemorado no dia 7, e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28. Essa última acontece desde 1969, quando 78 trabalhadores morreram vítimas da explosão de uma mina, no estado da Virginia, nos Estados Unidos. A data foi instituída após a iniciativa de sindicatos canadenses.

Na Bahia segundo o site Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre os anos de 2012 e 2017, mais de 75 mil acidentes de trabalho foram registrados, levando 582 pessoas a óbito. No estado, o setor hospitalar é o maior causador de acidentes de trabalho, seguido dos setores de construção de edifícios e transporte rodoviário de carga. O Abril Verde visa a diminuição os acidentes de trabalho por meio da conscientização da população dos riscos em todas as áreas laborais, principalmente as consideradas como áreas de risco.

Imprimir