Curso de culinária do MPT capacita jovens de bairros periféricos de Salvador

Capacitar jovens de bairros periféricos de Salvador para o mercado de trabalho, através de técnicas de culinária e promoção de boas práticas profissionais.

Esse é o foco do projeto Cozinha e Voz, parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Fundação José Silveira. O projeto tem como orientadora a cozinheira e empresária Paola Carosella e terá início no bairro do Calabar, na capital baiana.

Segundo a procuradora regional do trabalho Virgínia Senna, “foi feita uma reforma total na cozinha da Associação Comunitária do Calabar, onde o curso será desenvolvido, e foram comprados equipamentos de última geração, além de utensílios que serão utilizados durante o curso”. A procuradora, que foi pioneira no desenvolvimento do projeto, ressaltou que os recursos financeiros utilizados são revertidos pelo MPT através de termos de ajuste de conduta (TAC) e de ações civis públicas. Na reforma da cozinha no Calabar, os recursos foram de ações movidas pela própria procuradora.

O projeto foi lançado em Salvador no último dia 25 de maio, e contou com a participação da procuradora Virgínia Senna, do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, da superintendente da Fundação José Silveira (FJS), Leila Brito, da representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Thaís Durmêt Farias, além de empresários do ramo. Segundo a procuradora regional, o presidente da Abrasel se mostrou empolgado com o curso. Para ele, o mercado necessita de pessoas capacitadas para suprir a demanda do mercado na capital baiana.

A ideia de profissionalizar jovens de comunidades carentes para o mercado da culinária surgiu na Bahia, mas avançou mais em outros estados do país. Com essa iniciativa, a juventude baiana passa a ter um caminho profissionalizante. O curso terá como público-alvo jovens entre 18 e 24 anos, de ambos os sexos e moradores do bairro do Calabar. Não existe requisito de formação educacional. Nesse momento, o único requisito é que os jovens sejam moradores do Bairro. A procuradora ainda comenta que a ideia é levar o curso para outros bairros de Salvador.

Versos de Liberdade – A primeira turma do curso, que deve iniciar as aulas em julho, terá 20 alunos, selecionados pela própria Associação Comunitária do Calabar. Outros 20 alunos vão integrar a segunda turma do curso, que terá 13 dias de duração, com 52 horas de aula ministradas. Todo o alimento produzido pelos alunos será servido para as escolas de ensino médio e fundamental administradas pela Fundação José Silveira. A atriz e poeta Elisa Lucinda ainda vai participar da aprendizagem com o projeto de sensibilização “Versos de Liberdade”.

Na semana do lançamento do projeto na Bahia, a cozinheira Paola Carosella, que é jurada no programa de TV Masterchef, exibido pela Rede Bandeirantes, visitou o local onde o curso será ministrado, junto com empresários do ramo da culinária, e outros envolvidos no projeto. Eles verificaram se a cozinha está de acordo com as necessidades do curso, além de detalhes, como quais os fornecedores dos produtos que serão utilizados durante a aprendizagem.

Virgínia Senna afirmou que o curso, além de capacitar os jovens para empregos formais, abre a possibilidade do empreendedorismo, uma vez que os jovens que irão participar do projeto estarão capacitados para lidar com o mercado de culinária. Para ela, “além da importância na formação profissional desses jovens, o curso deixa como legado os ambientes onde as aulas irão acontecer, possibilitando outros cursos futuros, e agregando ambientes educacionais para os bairros.”

Dra. Virgínia Senna, Leila Brito, Paola Carosella e Thaís Dumêt Farias

Imprimir