Oficina discute formas de aprimorar rotinas de trabalho dentro do MPT

Padronizar e otimizar as rotinas de trabalho. Este foi o objetivo da Oficina de Mapeamento de Processos da Área Finalística realizada entre os dias 9 e 12 de julho na sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia em parceria com a Comissão de Gestão do MPT Digital.

Foram discutidas formas de padronizar os procedimentos de autuação, investigação e alimentação de dados e a otimização do tempo de trabalho de servidores e membros do MPT. A iniciativa complementa a experiência que vem sendo desenvolvida desde novembro do ano passado na Regional baiana do MPT.

O grupo de trabalho contou com a participação da coordenadora do Escritório de Processos do MPT na Bahia, a procuradora Letícia Vieira, do procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, do assessor de planejamento estratégico da regional, Rafael Brandão, da chefe da Divisão de Administração e membro do Escritório de Processos da Regional, Vanessa Garrido Sales, do procurador do trabalho Carlos Eduardo Almeida Martins, que é membro da Comissão de Gestão do MPT Digital, juntamente com servidores do Grupo de Apoio do MPT Digital, Fabio Barbosa Sgrancio e Marcelo Alves Moraes.

Desde o ano passado, o Escritório de Processos do MPT na Bahia já elaborou e publicou o Manual de Rotinas da Seção de Autuação, Análise e Distribuição e o Manual de Rotinas da Secretaria dos Ofícios, além de dois manuais para o público externo, os Manuais de Denúncias e de Pedidos de Mediação. Durante o trabalho realizado esta semana, foram elaborados mais dois manuais de rotinas: o de Gestor Regional do MPT Digital e o de Assessoria Jurídica dos Ofícios, além de vídeos tutoriais dos respectivos processos de trabalho.

Para a procuradora Letícia Vieira, “conhecer os processos de trabalho de cada área e estabelecer protocolos de ação, consolidados em manuais específicos e detalhados, é essencial para que o MPT possa aprimorar sua atuação, padronizando o uso do sistema MPT Digital e a forma de alimentá-lo. Isso vai poupar tempo de procuradores e servidores e oferecerá meios muito mais confiáveis de obter dados da atuação finalística do órgão”.

A oficina foi realizada na sede do MPT na Bahia reunindo procuradores e servidores
A oficina foi realizada na sede do MPT na Bahia reunindo procuradores e servidores

Imprimir