MPT prestigia evento do TST contra trabalho infantil no Shopping da Bahia

Uma ação para sensibilizar a população para os prejuízos pessoais e sociais do trabalho infantil.

Assim pode ser definida a exposição de banners e cartazes lançada ontem (16/07) no Shopping da Bahia pelo Tribunal Superior do Trabalho através do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia. O evento, realizado no fim da tarde, contou com a presença do ministro do TST Lélio Bentes, da desembargadora Lourdes Linhares, presidente do TRT5, e também foi prestigiado pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia, com a presença de seu procurador-chefe, Luís Carneiro.

A campanha contra o trabalho infantil permanece em exposição até dia 23, próxima segunda-feira. Quem for ao shopping durante esta semana pode ver mensagens exibidas em um telão no terceiro piso do shopping, além de painel no estacionamento B e testeira na rampa de descida do estacionamento F2 para o F1. Além das peças produzidas pelo TST, campanhas desenvolvidas pelo MPT também integram a mostra. Durante o evento, a marca #Chega de Trabalho Infantil estava presente em várias camisas.

O propósito da campanha do Tribunal regional do Trabalho é conscientizar a população e alertar o poder público para as situações de crianças que trabalham nas ruas como vendedor ambulante, no trabalho doméstico, em lixões e outros locais. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também atua na proteção da criança e do adolescente, promovendo um conjunto de ações que visão a erradicação do trabalho infantil. Como forma de reforçar a campanha, o TRT montou no shopping a exposição Um Mundo Sem Trabalho Infantil, que deverá percorrer diversos locais do estado durante o ano.

O ministro Lelio Bentes, que tem longo histórico de combate ao trabalho de crianças e adolescentes desde a época em que foi do MPT, disse que “o trabalho infantil retira o acesso à educação e, consequentemente, compromete a possibilidade futura de uma criança ter uma posição mais favorável na vida econômica e profissional”. Já o procurador-chefe do MPT na Bahia resumiu o teor da campanha: “Proteção integral traduz-se num jargão: lugar de criança é na escola”.

“É importante que a sociedade tome conhecimento de que o trabalho infantil é uma chaga social que ainda existe em nossa nação”, avalia Luís Carneiro. O evento de lançamento contou ainda com a presença de das desembargadoras Ivana Magaldi e Débora Machado, além da juíza auxiliar do TRT Doroteia Azevedo, coordenador do programa de combate ao trabalho infantil do TRT5.

 

Lélio Bentes, Lourdes Linhares e Luís Carneiro durante o lançamento.
Lélio Bentes, Lourdes Linhares e Luís Carneiro durante o lançamento.

Imprimir