Jovens de Camaçari formam comitê para atuar contra o trabalho infantil

O auditório do Teatro Alberto Martins, no centro do município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi tomado, nessa quinta-feira (19/07), por crianças e adolescentes para criação do Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Cemapeti).

À frente do evento, o procurador do Ministério Público do Trabalho Antônio Lima, mobilizador nacional dos comitês de adolescentes contra o trabalho infantil. Ao lado dele, representantes de órgãos públicos ligados à proteção da infância e juventude.

O I Encontro Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Emapeti) debateu temas de interesse da juventude e resultou na formalização do comitê, que pelas mãos dos jovens do município passará a atuar na prevenção do trabalho infantil diretamente e também na cobrança por políticas públicas eficientes em relação ao tema. “Estamos implantado comitês como este por todo o país e de forma integrada, para que as experiências positivas daqui de Camaçari possam ser replicadas em outros lugares assim como as boas ações feitas em outras cidades possam também acontecer aqui”, afirmou o procurador.

O encontro foi promovido pelo Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), pela Secretaria de Educação de Camaçari, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia, pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa). A abertura contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo, do presidente da Câmara, Oziel Araújo, e das secretária de Educação, Neurilene Martins, e de Desenvolvimento Social, Ilay Ellery.

O prefeito Elinaldo Araújo fez questão de relatar sua experiência pessoal em relação ao trabalho infantil. “Tenho uma história de luta e de trabalho na infância por necessidade e queremos dar garantia de que isso não aconteça com nossas crianças”, afirmou. Os jovens participantes foram selecionados na rede pública de ensino de Camaçari e se juntaram a conselheiros tutelares, educadores e agentes públicos de órgãos ligados à proteção da infância e juventude para discutir a questão.

O Conapeti é um colegiado composto de adolescentes e jovens de todo o Brasil com objetivo de mobilizar adolescentes e jovens de todo o Brasil pela prevenção e erradicação do trabalho infantil e pela efetivação do direito à participação nos espaços de deliberação de políticas públicas relacionadas aos seus direitos.

Antônio LIma posa ao lado dos jovens que integram o comitê em Camaçari
Antônio LIma posa ao lado dos jovens que integram o comitê em Camaçari

Imprimir