Adolescentes atuam no combate ao trabalho infantil em Camaçari

Equipes formadas por adolescentes da cidade de Camaçari vão realizar atividades educativas nas escolas para tratar sobre o tema do trabalho infantil.

Com o apoio de professores, diretores e de coordenadores pedagógicos, os jovens irão atuar com o objetivo de conscientizar outros estudantes sobre os malefícios do trabalho infantil que pode comprometer os estudos e o desenvolvimento das crianças. A iniciativa visa também fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente e ajuda a combater a exploração infantil.

As equipes foram criadas no dia 21/09 durante uma oficina que capacitou 20 adolescentes para serem multiplicadores nas escolas do município. Foram divididos quatro grupos de adolescente, levando em consideração a proximidade das escolas onde estudam para facilitar os deslocamentos nos dias das atividades. Nas oficinas foram abordados quatro tópicos sobre o trabalho infantil: conceito, causas, consequências e políticas públicas. Após os trabalhos as equipes apresentaram os resultados das atividades e foi criado também o Comitê Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Comapeti).

O procurador do Trabalho, Antonio de Oliveira Lima, coordenador geral do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), moderou a oficina orientando os jovens a como envolver a comunidade e as escolas nas ações de prevenção e a identificar os casos de exploração do trabalho infantil. Antonio Lima também é Mobilizador Nacional dos Comitês de Adolescentes.

Esta é mais uma etapa do Plano de Ações do Comitê. O projeto faz parte de uma mobilização nacional iniciada no Ceará em 2016, quando foi criado o primeiro Comitê Estadual de Adolescentes pela Erradicação do Trabalho Infantil. Outros estados também já formaram os comitês. Das 26 unidades federativas, em pelo menos 13 já existem comitês estaduais. Além de Camaçari, outros municípios também aderiram as mobilizações.

Imprimir