MPT divulga nota reafirmando direito de voto livre para todo empregado

MPT reafirma direito de voto livre para todo empregado

O Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou nota afirmando o direito que os trabalhadores têm de expressar seu pensamento e de manifestar suas convicções políticas, filosóficas e religiosas sem sofrer privação ou ameaça por parte do empregador.

A nota, divulgada ontem (1º/10), é assinada pelo procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury. Ele alerta a classe empresarial para que respeite e assegure aos empregados o direito de escolher livremente seus candidatos nas eleições 2018.

O voto é um direito individual garantido por lei e deve ser exercido de forma democrática, diz a nota, que reforça também que todo trabalhador tem o direito de se filiar ao partido político de sua preferência e de fazer parte de organização política ou sindical que lhe represente.

O MPT está atento a qualquer indício de violação desses direitos durante as eleições. O empregado que se sentir coagido pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos, como gerentes e diretores, pode denunciar ao Ministério Público do Trabalho pelo site www.prt5.mpt.mp.br ou indo pessoalmente em uma das unidades do órgão.

O objetivo do MPT é combater a discriminação no local de trabalho e garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, fortalecendo os alicerces de uma sociedade livre, democrática e plural dentro das relações de trabalho.

Veja a íntegra da nota.

Imprimir