Salvador terá exibição do documentário Parquelândia nesta quinta (8/11)

A vida de homens e mulheres que trabalham com a montagem e desmontagem de um parque de diversões itinerante em estados do Nordeste do país e que lidam com condições precárias de trabalho é retratada no documentário Parquelândia, que terá sessão especial seguida de debate nessa quinta (08/11), às 19h no Cinema do Museu (Corredor da Vitória).

A exibição em Salvador contará com uma roda de conversa com a diretora do filme, Cecília da Fonte, e do crítico de cinema João Paulo Barreto. A participação do Ministério Público do TRabalho (MPT), inicialmente prevista, foi inviabilizada por se tratar de uma exibição comercial, já que são cobradas entradas de R$ 15 para o público em geral e R$ 6 para alunos do ensino médio de escolas públicas. A exibição de filme vai acontecer às 19h na Saladearte Cinema do Museu, no Museu Geológico, na Avenida Sete de Setembro, 2.195, Corredor da Vitória.

Quem quiser conferir Parquelândia já nessa quarta (07/11), tem sessão no Espaço Cultural Alagados (Rua Direita do Uruguai, Fim de Linha), às 15h, com debate em seguida. A entrada é gratuita. Logo mais à noite, na ocupação Maria Filipa, na Estrada CIA-Aeroporto, também tem exibição seguida de debate com a comunidade local.

A diretora relata que os parques de diversões sempre estiveram presentes na sua infância, guardando muita memória efetiva. “Já adulta, visitei um desses parques à luz do dia e a realidade era completamente diferente. Atravessei a estrutura para olhar para as pessoas que a faziam funcionar, a maneira como elas viviam e eram submetidas a desigualdades e injustiças que representavam o modelo de uma estrutura social profundamente desigual e injusta existente no Brasil, e muito mais comum do que se imagina”, relata.

A diretora do filme nasceu em Recife, é graduada em comunicação e tem especialização cinematográfica na Argentina. Já dirigiu o curta-metragem Sexta Série, e atua desde 2012 em uma produtora independente, que já realizou diversos curtas e longas-metragens, oficinas, mostras e expedições de arte em Pernambuco.

Imprimir