Fórum de Proteção do Meio Ambiente de Trabalho faz exposição no Metrô

Trabalhos de grandes fotógrafos brasileiros retratando o ser humano nos mais diversos ambientes de trabalho estarão ao alcance dos olhos de milhares de pessoas que passam pela Estação Campo da Pólvora do Metrô, em Salvador.

A exposição “Trabalhadores - Um olhar Sobre a Saúde e a Segurança do Trabalho Humano” será oficialmente aberta ao público às 16h desta segunda-feira (29/04) e permanece no local até o dia 3 de maio.

A iniciativa de realizar a exposição partiu do Fórum de Proteção do Meio Ambiente de Trabalho do Estado da Bahia (Forumat), que reúne diversos órgãos e entidades da sociedade civil. Os recursos para a produção dos totens foram obtidos em ações judiciais movidas pelo Ministério Público do Trabalho. A exposição conta com o apoio da CCR Metrô Bahia. O objetivo é sensibilizar a população para a importância de assumir uma postura de prevenção de acidentes e gestão de riscos.

A exposição chama atenção para o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril. Também integra a programação do Abril Verde, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), em articulação com outras instituições, para sensibilizar a sociedade para a importância do assunto. Após a temporada no metrô, em Salvador, ela será levada para outros locais do estado.

Dados - Entre 2012 e 2018, cerca de 17 mil trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com taxa de mortalidade de seis ocorrências a cada 100 mil trabalhadores empregados no mercado de trabalho formal, situando-se acima da média dos países das Américas. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que é mantido pelo MPT e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No mesmo intervalo, foram registrados 4,5 milhões de acidentes e doenças que vitimaram trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, com um gasto previdenciário de aproximadamente R$ 80 bilhões somente com despesas acidentárias e cerca de 350 milhões de dias de trabalho perdidos.

Trabalhadores do setor de saúde têm a maior quantidade de ocorrências registradas (10% dos casos), sobretudo em relação a profissionais de enfermagem e limpeza. Já do ponto de vista das ocupações, os registros predominam entre alimentadores de linha de produção (5,5%), técnicos de enfermagem (5%), faxineiros (3,2%), serventes de obras (2,8%) e motoristas de caminhão (2,4%).

Os números de 2018 (623.786 registros) são significativamente maiores do que os de 2017 (574.053 registros). Além disso, se considerarmos o número médio de empregos com carteira assinada no setor privado em 2017 e 2018, verifica-se que o total de acidentes a cada mil trabalhadores formais cresceu de 17,2% em 2017, para 18,9% em 2018.

Imprimir