Aberta no metrô de Salvador exposição que alerta sobre segurança no trabalho

Uma solenidade rápida com a presença de representante de órgãos públicos e entidades da sociedade civil marcou a abertura da exposição itinerante “Trabalhadores – Um olhar sobre a saúde e a segurança nos ambientes de trabalho”.

Ela está em cartaz durante toda a semana na estação do Campo da Pólvora do Metrô de Salvador, num espaço cedido pela CCR Metrô Bahia para dar visibilidade ao debate diário travado pelo Fórum de Proteção do Meio Ambiente de Trabalho (Forumat). A mostra acontece até a próxima sexta-feira (dia 3 de maio) e depois deve percorrer outros pontos da cidade e do estado.

O desafio de sensibilizar a população para a importância de assumir uma postura de prevenção de acidentes e gestão de riscos é cumprido retratando momentos diversos de pessoas trabalhando e fazendo o público refletir sobre a segurança nos ambientes mostrados. São fotografias e frases distribuídas em painéis bem à vista de quem chega ou sai da estação. No local também estão sendo distribuídos materiais informativos impressos. A exposição chama atenção para o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril. Também integra a programação do Abril Verde, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), em articulação com outras instituições, para chamar a atenção para o assunto.

De 2012 até o ano passado, foram comunicados 82.987 acidentes de trabalho na Bahia, com 646 mortes. Os setores de atendimento hospitalar, construção de edifícios e transporte rodoviário de cargas são os campeões em número de registros. Apesar dos números elevados, calcula-se uma grande subnotificação, muitas vezes por causa da informalidade da atividade e outras por omissão deliberada do empregador para não arcar com as consequências da comunicação de acidentes de trabalho.

O Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat) é integrado por instituições públicas, representantes das três esferas de governo, de trabalhadores e de empregadores, além de outros segmentos da sociedade civil. Os recursos para a montagem, desmontagem e impressões da exposição foram obtidos em ação judicial movida pelo MPT. A exposição e todas as demais atividades do Abril Verde contam com o apoio e a parceria de órgãos como Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintracom), dentre outros.

Uma das fotos expostas no metrô mostra um grave acidente de trabaho
Uma das fotos expostas no metrô mostra um grave acidente de trabaho

Imprimir