ESMPU promove oficina sobre combate à discriminação étnico-racial na Bahia

Membros e servidores dos ministérios públicos do Trabalho (MPT), Militar (MPM) e Federal (MPF) terão este mês uma oportunidade para capacitação no combate a práticas discriminatórias em razão de características étnicas e raciais.

Uma oficina com este propósito será realizada na sede do Ministério Público do Trabalho entre os dias 28 e 30 de maio, com carga horária de 16 horas. A iniciativa é da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), responsável também pelas inscrições em seu portal (escola.mpu.mp.br).

“O crescente número de denúncias de discriminação racial em todas as esferas sociais é um sinal claro de alerta sobre o tema. Além disso, dados oficiais que apontam que a população negra é a mais afetada com a pobreza, a desigualdade salarial, a discriminação de gênero, a violência, o analfabetismo e a taxa de desocupação”, destaca a coordenadora pedagógica da atividade e coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho do MPT, Valdirene Assis.

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio na ESMPU, mas como o número de vagas é limitado, podem ser suspensas antes disso. Além da coordenadora da oficina, também atuarão como capacitadoras Fernanda Lira Góes, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA); Wania Sant’Anna, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); e Angela Pires Terto, assessora de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Imprimir