Estudantes de Santo Antônio de Jesus debatem exploração de jovens em aulão

Cerca de 600 estudantes da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, participam nesta sexta-feira (17/05) de um aulão para conscientizar e proteger esses jovens de situações de abuso ou exploração sexual.

O evento é uma promoção conjunta de diversos órgãos que integram a rede de proteção da infância e juventude no município. Ele será realizado no auditório do Sesc (Estrada do Benfica, km 4,5 – Cajueiro) nos turno da manhã e da tarde. O aulão marca a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

Além de exposição do tema pelos representantes dos órgãos envolvidos na rede de proteção, os estudantes vão acompanhar a apresentação da peça “Acolher pra viver, a exploração à flor da pele. Abusos que castram uma vida. Não silencie”. O espetáculo foi desenvolvido pelo grupo de teatro La Barraca especialmente para o evento desta sexta. Os alunos também poderão conhecer materiais impressos sobre o tema, tirar dúvidas e participar de um grande debate ao final de cada um dos aulões.

“Estamos buscando sensibilizar a sociedade através dos jovens, mas também envolvendo os adultos, gestores, professores, pais e cidadãos em geral para a necessidade de buscar sempre uma sociedade que preserve a infância e a juventude, nunca permitindo que crianças e adolescentes sejam expostos ao trabalho infantil e à exploração ou a abusos sexuais”, destacou a procuradora Rachel Freire, do Ministério Público do Trabalho (MPT), um dos órgãos que integram a rede.

O Sesc será tomado durante todo o dia por estudantes do 9º ano de cinco grandes escolas do município: Maria Conceição Costa e Silva, Madre Rosário II, Luís Eduardo Magalhães, Antônio Mateus e Hercília Tinoco, totalizando cerca de 640 alunos.  Os estudantes do turno matutino assistirão às apresentações no período da manhã, com início às 9h e encerramento às 11h30, e os estudantes do vespertino assistirão às apresentações às 14h, com encerramento às 16h. Além do MPT, o evento é organizado pela prefeitura e por representantes do Creas, do Cras, do Conselho Tutelar e do Caps.

Imprimir