Exposição no Shopping da Bahia traça panorama do trabalho infantil

A exposição Um Mundo sem Trabalho Infantil será aberta na próxima terça-feira (11/6), às 17h, no 2º Piso do Shopping da Bahia.

A iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) faz parte do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para o problema ainda muito presente em todo o país.

A abertura contará com a presença dos presidentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargadora Maria de Lourdes Linhares. A exposição é formada por placas que explicam o que é o trabalho infantil (doméstico, nas ruas e no campo), a legislação protetiva e as piores formas de exploração, envolvendo atividades ilícitas, escravidão e trabalho insalubre.

Cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes se encontram em situação de trabalho irregular no mundo todo, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Juventude (Unicef). No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos se encontravam em situação de trabalho infantil em 2016, ou seja, 6% da população nesta faixa etária. Neste contingente, 1,7 milhão exerciam também afazeres domésticos de forma concomitante ao trabalho.

A Bahia fica em terceiro lugar na exploração ilegal desta mão de obra no país, com 252 mil prejudicados, atrás de São Paulo (314 mil) e Minas Gerais (298 mil). Considerando a dimensão do problema, o programa da Justiça do Trabalho tem uma mensagem clara que incentiva a reflexão e a denúncia pelo Disque 100.

A exposição marca a passagem do Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, criado por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. A versão nacional da mostra já foi apresentada na sede do TST.

Imprimir