Catadores de recicláveis marcam presença em audiência pública no MPT

A audiência pública sobre o papel socioambiental dos catadores marcou na manhã desta quarta-feira (12/06) o dia dedicado às pessoas que desempenham esse papel fundamental para as grandes cidades.

O evento, realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, em Salvador, contou com a presença da vereadora Marta Rodrigues, que propôs a realização da audiência, da procuradora do trabalho Adriana Campelo, de catadores e pessoas envolvidas com a temática.

Demandas urgentes foram apresentadas pela presidente da Central das Cooperativas de Trabalho e Reciclagem da Bahia (CCRBA), Michele Almeida, a fim de tornar as atividades dos catadores mais eficientes. Regulamentação da política estadual de resíduos sólidos, aprovação da política estadual de pagamento pelo serviço ambiental e contratação e remuneração das cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis foram algumas das demandas discutidas na audiência.  

O MPT tem a função de estar atento se os catadores possuem condições dignas de trabalho, como estrutura para armazenamento e transporte dos materiais coletados, além de local apropriado para realizar as refeições. Caso os catadores possuam filhos menores de 18 anos, eles não podem auxiliar os pais por configurar-se como trabalho infantil, questão fortemente combatida pelo órgão.

Imprimir