MPT lança programa de aprendizagem profissional para jovens de Barreiras

O Futuro na Medida é o nome do programa que o Ministério Público do Trabalho (MPT) está desenvolvendo no município de Barreiras, oeste da Bahia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a prefeitura local.

A iniciativa vai oferecer aos jovens em situação de vulnerabilidade e em cumprimento de medida socioeducativa, além de mulheres em situação de violência doméstica, qualificação profissional, habilidades e técnicas necessárias para exercerem as tarefas exigidas pelo mercado de trabalho. Os aprendizes receberão material didático, kit profissional e vale-transporte e ao final do curso poderão ser encaminhados a empresas para contrataão efetiva.

“Não existe rede de proteção efetiva se não tiver o diálogo entre os órgãos que a compõem. Esse projeto é fruto desse diálogo, de interação e, cada um tem uma participação importantíssima na oferta desses cursos, completamente custeados pelo MPT e completos, inclusive com entrega de kits ao final do curso oportunizando famílias inteiras a crescer juntos”, pontuou o procurador do MPT Hélio Cardoso na última sexta-feira (23/08) no ato de assinatura do acordo de cooperação técnica entre prefeitura, Senai e MPT. Ele destacou ainda que essa é uma iniciativa pioneira, que está sendo implantada pela primeira vez no município de Barreiras.

O projeto O Futuro na Medida vai oferecer oito cursos profissionalizantes com 184 vagas, para formação nas áreas de padaria e confeitaria, pedreiro polivalente, pintor de obras, mecânico de manutenção de motocicletas, corte e costura sob medida, eletricista instalador em residência de baixa tensão, auxiliar de operações logísticas e torneiro mecânico. “Escolhemos cursos para ambos sexos e todos terão a parte prática. No Brasil há muita necessidade da mão de obra oriunda dos cursos técnicos. Com certeza esses cursos trarão um diferencial na vida de cada um”, disse a gerente de negócios do Senai Dalita Dutkievicz.

Interessados nos cursos, devem realizar as inscrições nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) ou nos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). Devem levar documentos pessoais e comprovante de residência. As vagas serão destinadas prioritariamente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou de violência doméstica. Cabe ao MPT a destinação de R$208 mil para custear a realização dos cursos. Os recursos vêm de indenizações por danos morais coletivos pagas por empregadores que descumpriram a legislação trabalhista na própria região.

A Prefeitura de Barreiras, também parceira na ação, será responsável por selecionar e encaminhar os jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. São adolescentes que se envolveram em práticas criminosas e que, sem o apoio de uma iniciativa como esta, passariam a sofrer discriminação e dificuldades de se reinserir na sociedade. “Parabéns a todos pela realização desse projeto, que nossos jovens possam trilhar o futuro na medida certa”, destacou a vice-prefeita de Barreiras e secretária municipal de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.

PA-PROMO 000143.2018.05.002/4 - 52


 Com informações e fotos da Dircom Barreiras

Imprimir