‘Sociedade progride quando protege trabalhadores’, diz Balazeiro na posse

“Uma sociedade progride quando realmente protege seus trabalhadores, estimula o diálogo e equilibra as relações de trabalho”.

Com esta afirmação, o novo procurador-geral do trabalho, o baiano Alberto Balazeiro, pontuou seu discurso na solenidade de posse, na noite dessa segunda-feira (26/08) em solenidade concorrida no Auditório Juscelino Kubitschek, em Brasília. Ele assume para um mandato de dois anos à frente do Ministério Público do Trabalho (MPT) depois de ter recebido mais de 60% dos votos dos procuradores de todo o país e ser nomeado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

“O MPT não pode e nem deseja ser qualificado de inimigo do progresso. É em realidade um forte aliado. Pacificar, ponderar e mediar as relações é escopo de atuação do Ministério Público do Trabalho. Entretanto, também é nosso papel apontar e lutar para que a compreensão do conceito de progresso não permita ignorar valores caros à sociedade, como a proteção do pleno emprego digno”, afirmou o novo procurador-geral.  

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, desejou sucesso a Balazeiro e enalteceu a importância do Ministério Público do Trabalho. “Num país como o nosso, de tantos milhões de desempregados, em que ainda há trabalho escravo, trabalho infantil, há ações e infrações ilícitas vedadas pela lei e pela Constituição, contar com um Ministério Público que se disponha a falar em nome dos mais frágeis, dos desvalidos, a promover medidas que igualem as condições entre trabalhadores e os donos do capital é muito importante”, afirmou Dodge.

Em seu discurso, Balazeiro também mandou um recado para os servidores do MPT. Ressaltou a importância da autoestima, da esperança e da democracia para o fortalecimento do órgão, ramo do Ministério Público da União (MPU). “O aceno que o MPT deseja legar à sociedade é que podemos, sim, debater, convergir e divergir democraticamente (...) Somos uma instituição indissolúvel, que inclui e abraça seus próprios trabalhadores como etapa inicial do pacto externo de transformar a vida das pessoas”.

Além de Dodge, Balazeiro e do ex-PGT Ronaldo Fleury, participaram da mesa da solenidade de posse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Batista Pereira, o procurador-geral do Ministério Público Militar, Jayme de Castro, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Rocha, a nova vice-procuradora-geral do trabalho, Maria Aparecida Gugel, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Ângelo Farias da Costa, e o secretário-geral do Ministério Público da União, Alexandre Camanho.

Procuradores do trabalho do MPT na Bahia também prestigiaram em peso a solenidade. Além do procurador-chefe do órgão no estado, Luís Carneiro, e seu vice de gestão, Marcelo Travassos, também estiveram presentes os coordenadores de primeiro e segundo graus Messias Bulcão e Letícia Vieira. Outros membros da instituição na Bahia presentes foram Sandra Marlicy, Marcelo Brandão, Maria Lúcia de Sá Vieira, Pacífico Rocha e Pedro Lino de Carvalho Júnior. O auditório do prédio-sede da Procuradoria Geral da República, com capacidade para 400 lugares, ficou lotado.

Imprimir