MPT e ONU formam primeira turma de curso para pessoas trans em Salvador

A próxima quarta-feira (04/09) será uma data marcante para a diversidade sexual no mercado de trabalho de Salvador.

Nesse dia, será realizada a formatura da primeira turma, composta por 20 pessoas de Salvador e região metropolitana que participaram do curso Tran-Formação, voltado para pessoas transexuais. O evento acontece no Teatro Solar Boa Vista no Engenho Velho de Brotas, a partir das 17h, e marca o encerramento do primeiro ciclo da ação promovida em parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio de diversas organizações não governamentais, entidades e empresas.

A turma é composta por travestis, mulheres transexuais, homens trans e pessoas não binárias (que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente). O projeto que durou cinco meses ofereceu mentorias para 20 pessoas, que puderam aperfeiçoar suas capacidades e habilidades para o ativismo pela igualdade de direitos e pelo tratamento justo da população LGBTI.

Durante o período do curso, foram realizadas oficinas sobre educação, saúde, empregabilidade, mídia, direitos humanos, autocuidado e participação social, acompanhadas em programas de mentoria. “O projeto Trans-Formação visa prevenir e combater qualquer forma de discriminação que envolva orientação sexual e identidade de gênero. É preciso promover a inclusão e a permanência dos transexuais no mercado de trabalho com respeito e dignidade. Portanto estamos orientando a formação de lideranças e o fortalecendo as redes entre os ativistas transexuais”, afirma a procuradora Larissa Lima.

O projeto Trans-Formação surgiu a partir de campanhas feitas por entidades civis que atuam na defesa de direitos LGBTI+. Além da ONU e do MPT, o programa teve a participação governo da Bahia e contou também com a parceria da Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação (Atração), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Coletivo De Transs Para Frente, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Imprimir