MPT participa nessa terça da abertura de Encontro de Estudos do Trabalho

O vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Marcelo Travassos, participa nessa terça-feira (03/09) da abertura do XVI Encontro Nacional Abet (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho), que terá como tema principal as reformas trabalhistas que ocorreram ao redor do mundo.

A solenidade acontece a partir das 18h30, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela, em Salvador.  Até sexta-feira (06/09), especialistas participação de mesas-redondas, palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos em diversos espaços, como campus de São Lázaro, Salão Nobre da Reitoria, Escola Politécnica e Faculdade de Direito.

O evento terá ênfase na reforma trabalhista brasileira, que entrou em vigor em novembro de 2017 e ainda vem provocando profundas transformações na sociedade brasileira. Dentre os principais tópicos do evento, serão discutidos temas como as “novas” formas de organização do trabalho, ataque às normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, acidentes de trabalho e outras formas de adoecimento. Serão doze mesas redondas, que abrangerão os mais diversos temas, e a apresentação de pesquisas em cada um dos 15 grupos de trabalho.

O procurador Marcelo Travassos irá compor a mesa de abertura, com representação das principais instituições do mundo do trabalho. Logo depois da abertura solene, os presentes à Reitoria poderão conferir a conferência “A reforma trabalhista: o capitalismo de plataforma e a protoforma do capitalismo”, do professor da Unicamp Ricardo Antunes. O evento conta com a organização de professores de grande expressão na academia, como Graça Druck e Vitor Filgueiras.

A conferência de encerramento “Trabalho: passado e presente. A divisão sexual do trabalho na crise” ocorrerá no dia 6 de setembro, às 18h30, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, será com Helena Hirata, professora da Universidade de Paris. A programação completa pode ser acessada no endereço www.abet2019.sinteseeventos.com.br/

Imprimir