Projeto com recursos do Funtrad vai atender vítimas de trabalho escravo

Projeto que promove a reabilitação de vítimas de trabalho escravo será lançado nesta sexta-feira (06/09), às 9h, no município de Itambé, no sudoeste da Bahia.

O evento acontece na Câmara Municipal, localizada na Praça Prefeito Osório Ferraz. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), no valor total de R$555 mil, que serão direcionados para cursos de capacitação, infraestrutura produtiva e assistência técnica voltados à reintegração de trabalhadores em situação de vulnerabilidade. Dos 58 trabalhadores que serão atendidos, 16 foram resgatados em condições análogas ao trabalho escravo.

O Produzir pra Inserir acontece até julho 2021 e tem o objetivo de incluir produtivamente os trabalhadores resgatados em áreas da agricultura e piscicultura. Para que essa inclusão ocorra, cursos de capacitação serão ministrados pela Cooperativa de Apoio Tecnológico, Gestão e Desenvolvimento Social (COOPAT). A ação oferece ainda infraestrutura para continuidade das atividades desenvolvidas no curso, como o acesso à instalação de poço artesiano, aquisição de tanques para psicultura, alevinos, mudas, estufa agrícola, equipamentos de proteção, entre outros. Já na parte da assistência técnica, o projeto contará com um técnico agrícola para auxiliar os trabalhadores que passaram pela capacitação.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) que contribuiu com os recursos do Funtrad, através de ações judiciais e extrajudiciais movidas contra empregadores que não estão de acordo com a legislação do trabalho. O projeto tem também suporte de parceiros como a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do governo estadual, a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), a Casa Civil e Coordenadoria de Ação Social (CAR), entre outros que contribuíram com a elaboração e execução da iniciativa.

Trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos são um dos alvos do projeto
Trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos são um dos alvos do projeto

Imprimir