Amatra5 faz homenagem a dois juízes e ao procurador-chefe do MPT na Bahia

Um fim de tarde de reconhecimento pelos bons serviços prestados à magistratura trabalhista na Bahia no belo Museu da Misericórdia, na Praça da Sé, em Salvador.

Assim foi a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Judiciário aos juízes Gilber Santos Lima e André Oliveira Neto e ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carneiro. A honraria foi concedida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Bahia (Amatra5) por indicação de sua diretoria e após aprovação dos seus associados.

Bastante emocionada em reunir três expoentes do mundo do trabalho e da justiça no estado na cerimônia, a presidente da entidade, Cecília Magalhães, disse que “esse era um momento de reconhecimento da competência e do compromisso com valores éticos e morais”. Ela agradeceu aos homenageados, citando qualidades que os levaram a merecer a honraria dos juízes do trabalho da Bahia. Sobre Luís Carneiro, destacou a generosidade e disse que ele “está sempre à disposição nos eventos institucionais, mantendo-se leal a todo momento”.

O chefe do MPT no estado, em seu discurso de agradecimento, lembrou da importância da parceria entre as instituições para que os interesses da sociedade possam ser defendidos com mais força e união daqueles que têm o compromisso com a justiça social. “Recebo essa medalha do Mérito Judiciário concedido pela Associação dos Magistrados com gratidão, mas também com o senso de responsabilidade que esse reconhecimento nos traz”, pontuou.

A abertura do evento contou com uma apresentação teatral de jovens estudantes que integram o programa Aprendiz Em Cena, iniciativa realizada pela Associação Fábrica de Cultura e pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), com apoio do MPT e da Amatra, dentre outras instituições. Acena contou com a participação de 26 dos 116 estudantes que passam por processo de aprendizagem profissional com previsão de 800 horas de aulas para capacitação tanto como atores quanto como técnicos de cenografia, iluminação e figurino. Durante todo o período da aprendizagem, eles têm a carteira de trabalho assinada e recebem meio salário mínimo.

O juiz André Oliveira Neto fez um agradecimento especial à desembargadora aposentada e ex-presidente do TRT Maria da Conceição Manta Dantas Martinelli Braga, presente ao evento, a quem assessorou quando ainda era servidor do tribunal. Ele também fez uma reflexão sobre os desafios da magistratura num momento em que “a centralidade do trabalho humano está sendo substituída”. O outro homenageado da noite-tarde, Gilber Santos Lima, agradeceu à família e aos colegas e destacou que “mesmo tento atuado como auxiliar da corregedoria, pôde ter a honra de merecer a homenagem dos colegas”.

Imprimir