Posse do procurador-chefe do MPT na Bahia reúne dezenas de autoridades

Uma celebração da representação institucional cada vez mais crescente do Ministério Público do Trabalho (MPT) marcou na noite dessa quinta-feira (24/10) a solenidade de posse do procurador-chefe e dos demais membros da administração da regional baiana do órgão.

Representantes de todos os órgãos que atuam no chamado mundo do trabalho além da presença de titulares de diversas outras instituições do estado lotaram o auditório do MPT, no Corredor da Vitória, em Salvador.

“A relevância de uma instituição também pode ser medida pela presença de outras instituições em seus eventos solenes e, nesse quesito, o MPT reafirma sua força crescente”, avaliou o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, que tomou posse para o segundo mandato de dois anos à frente do órgão. A solenidade foi presidida pelo procurador-geral do trabalho, Alberto Balazeiro, que já foi chefe da regional baiana do MPT e atualmente ocupa o posto máximo da instituição.

Em seu discurso, Balazeiro parabenizou os empossados e reafirmou o compromisso de todos os membros do MPT com o crescimento do órgão. “Estamos avançando na questão orçamentária, com medidas que nos permitirão obter folga financeira para poder investir na atuação. Atuação que estamos buscando estruturar para que seja mais objetiva e que entregue à sociedade resultados ainda mais concretos e palpáveis. E assim, teremos efetivamente projeção institucional, ocupando o lugar de destaque que o Ministério Público do Trabalho precisa ter numa sociedade que se pretende socialmente justa”, afirmou.

A solenidade teve início pouco depois das 17h30 com uma apresentação do Coro Infantojuvenil do Neojiba, projeto social que atende a mais de seis mil crianças e jovens em 13 cidades baianas com formação musical. Sob a regência da maestrina Lucie Barluet, os 30 componentes cantaram três músicas, com destaque para Caminho das Águas, de Rodrigo Maranhão, imortalizada na voz de Maria Rita. Após a formação da mesa, a plateia foi convidada a ficar de pé para ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro flautista Rainer Helmuth Silva Krüpe, integrante da banda da Polícia Militar da Bahia. Após o evento, foi servido um coquetel na cobertura do MPT.

A solenidade contou com a presença do diretor da Associação Nacional do Procuradores do Trabalho (ANPT), a quem coube fazer o discurso de abertura. Ele destacou a habilidade do gestor em “dialogar com as principais estruturas de poder com as quais nos relacionamos, a exemplo do Poder Judiciário, especialmente o trabalhista, do Poder Executivo, do Poder Legislativo, de outros ramos do Ministério Público, além de entidades sindicais e sociais, dentre outras tantas.”  O diretor da ANPT também elogiou a atuação dos procuradores do MPT na Bahia, sob a liderança de Luís Carneiro, no caso da desmobilização da Petrobras no estado.

Além de Luís Carneiro, foram empossados para o biênio 2019-2021  Marcelo Travassos, como Vice-Procurador-Chefe de Gestão e Coordenador de 1° Grau; Séfora Char, como Vice-Procuradora-Chefe Institucional; Messias Bulcão, Coordenador de 2° Grau; Carla Rossi, Coordenadora de 2° Grau Substituta; Andrea Tannus, como Coordenadora de 1° Grau Substituta; Rachel Freire, Coordenadora das Procuradorias do Trabalho nos Municípios; Juliana Corbal, Coordenadora das Procuradorias do Trabalho nos Municípios Substituta; Cláudio Dias Lima Filho, Coordenador do Núcleo de Estágio Acadêmico; e Pedro Lino de Carvalho Júnior, Coordenador do Centro de Estudos Jurídicos.

A mesa de honra do evento contou ainda com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, Lourdes Linhares, a procuradora-chefe do MPF na Bahia, Juliana Moraes; a superintendente Regional do Trabalho da Bahia, Gerta Schultz; o procurador do Estado da Bahia, Ruy Deiró (representando o governador Rui Costa); a procuradora-geral do Município de Salvador, Luciana Rodrigues (representando o prefeito de Salvador ACM Neto); e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, Fabrício Oliveira.

Também ocuparam postos de destaque, na extensão de mesa as seguintes autoridades: o deputado federal Nelson Pelegrino; Marcia Luzia Guedes de Lima, procuradora, representando o Ministério Público do Estado da Bahia; o coronel Luiz Eduardo Possídio Santos, chefe do Estado Maior da Sexta Região Militar – representando o general Silva Alvim; o delegado Daniel Madruga, superintendente da Polícia Federal na Bahia; o coronel Anselmo Brandão, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, o deputado Luciano Simões, representando a Assembleia Legislativa da Bahia; Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; e Cecília Pontes, presidente da Associação dos Magistrados Trabalhista da Bahia.

Entre as presenças no evento estavam o deputado estadual Tiago Correa, o presidente da Abat, Ivan Isaac; o diretor da Abrat, Jorge Lima; o procurador-geral de Contas do Estado da Bahia, Antônio Tarciso Souza de Carvalho; os desembargadores Dalila Andrade, Jefferson Muricy e Débora Machado; o subdefensor Público Geral, da Defensoria Púbica do Estado da Bahia, Pedro Casali Bahia. Também participaram da solenidade representando a AGU os advogados da União Gabriel Santana Mônaco e Fernando Araujo Fontes Torres, e o diretor da Associação dos Procuradores do Município de Salvador, David Bellas. A solenidade contou ainda com a presença de diversas outras autoridades, advogados, juízes, servidores do MPT e representantes de entidades da sociedade civil.

 

 

 

Imprimir