Entidades se mobilizam em defesa da permanência do Cesat em sua sede

A situação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), ameaçado de perder sua sede, localizada na Rua Pedro Lessa, 123, bairro do Canela, em Salvador, tem preocupado o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia e outras entidades ligadas ao mundo do trabalho.

O órgão de fiscalização da saúde em âmbito estadual é constante parceiro do MPT e outros órgãos ligados às causas trabalhistas.

A mudança de local do órgão é debatida desde julho deste ano, quando o Governo do Estado anunciou a intenção de fechar a sede e distribuir os servidores do órgão em outras unidades de saide. Representantes do Cesat e do Sindsaúde, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia, manifestaram-se contra a mudança da sede, afirmando que tal ação se configura como uma tentativa de enfraquecer o órgão que promove ações em benefício da saúde do trabalhador.

Na última sexta-feira (13/12) trabalhadores e entidades sindicais participaram de um ato em defesa da permanência do órgão no Canela. Segundo o Sindsaúde, a transferência do local pode gerar descontinuidade de atendimentos e pulverizar a relação da saúde do trabalhador com os demais órgãos da saúde estadual, resultando no descompasso na organização.

História - O Cesat inicialmente foi criado como Programa de Saúde do Trabalhador, por iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em articulação com instituições e entidades com atuação na área. Em 1988, em cooperação com a Associação Italiana de Solidariedade entre os Povos (Aispo), o Centro iniciou suas atividades como ambulatório de referência para o diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho. Nos primeiros anos, o Centro funcionou em locais precários e provisórios, até ocupar as atuais instalações, em 1992.

Com a inauguração da sede própria, o Cesat ampliou seu campo de atuação, passando a investir em ações de vigilância do ambiente de trabalho, na capacitação de recursos humanos e na descentralização das ações para as regionais de saúde dos municípios, coordenando a política estadual de saúde do trabalhador.

Em sua trajetória e em cumprimento às atribuições constitucionais, o Cesat tem contribuído para a incorporação e efetivação das ações de saúde dos trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Imprimir