Projeto de inclusão de negros do MPT é destaque do ano de 2019 na publicidade

O projeto Conexão Negra foi apontado como um dos destaques do ano de 2019 pelo portal Meio & Mensagem, mais importante veículo do setor publicitário do país.

A ação do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a Cáritas do Brasil, promove a inclusão de jovens negros e negras no mercado de trabalho. Bahia e São Paulo são os dois estados onde a ação está mais avançada. Na Bahia, a iniciativa já está no seu terceiro módulo, que é voltado para o ramo do empreendedorismo, já tendo sido concluídas as etapas de publicidade e advocacia.

Em reportagem que destaca os fatos mais importantes do ano para a publicidade brasileira, o portal Meio & Mensagem aponta o pacto firmado por empresas do setor e seu engajamento no Conexão Negra como um dos destaques. As maiores agências baianas e paulistas assinaram pacto se comprometendo com práticas inclusivas que se estendem da oferta de oportunidades de capacitação e primeiro emprego até a gestão e o monitoramento da participação dos negros no setor. Tanto na capital paulista quanto na baiana, a assinatura do pacto pelas empresas e pelo MPT ocorreu em grandes eventos do setor e já têm gerado frutos concretos, com a adoção de práticas inclusivas.

A meta para as empresas que aderiram ao pacto é ter 30% das contratações de jovens em nível de estágio, analistas e assistentes e 20% das contratações de média e alta gerência compostas por negras e negros, com acompanhamento de dois anos do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O projeto Conexão Negra consiste na aproximação entre o jovem profissional de etnia negra e as maiores empresas de determinados setores. Eles passam por um curso de capacitação em que também têm contato com profissionais consagrados e passam a compor um banco de talentos que podem ser aproveitados dentro das políticas inclusivas adotadas pelas empresas.

Mais de 80 jovens com formação em publicidade e propaganda ou em fase de formação participaram da qualificação do módulo de publicidade, que contou com palestras de publicitários consagrados no mercado e também puderam conhecer ações afirmativas e de inclusão que estão se transformando em contratos de trabalho. O segundo módulo concluído foi o de advocacia com 90 jovens capacitados.

O módulo empresarial iniciou sua primeira aula no dia 9 de dezembro na sede do MPT no Corredor da Vitória, onde empresas de grande porte foram convidadas e estão participando de discussões para definir de que forma poderão contribuir com a ação. As aulas ocorrem semanalmente na sede do Grupo Cultural Ilê Aiyê, no bairro da liberdade.

O projeto é coordenado pela procuradora do MPT Valdirene Assis. Agências como Africa, Artplan, BETC, DPZ&T, F/Nazca, FCB, Wunderman Thompson são algumas das parceiras da ação. Na Bahia, o pacto assinado no inínio deste mês inclui as agências Objectiva, Morya, Única, Ideia 3, Tuppi, Propeg, Engenhonovo, Rocha, Leiaute e SLA. Também são signatários o coletivo Publicitários Negros/BA, o sindicato das agências, o Sinapro-BA, e a Associação Baiana das Agências de Publicidade (Abap).

Além de oferecer conhecimento aos jovens beneficiados, o Conexão Negra busca ainda criar um ambiente propício para o acolhimento desse público nas empresas, estimulando ações inclusivas e aproximando os jovens doas pessoas que ocupam postos de comando nessas organizações.

Pblicitários negros posam para foto após assinatura do pacto em Salvador
Pblicitários negros posam para foto após assinatura do pacto em Salvador

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