Reunião no MPT discute ações de apoio ao trabalho dos catadores no Carnaval

A ação “EcoFolia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”, que beneficiará 950 trabalhadores durante o carnaval de Salvador, foi apresentada na manhã desta quarta-feira (19/02) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória.

O projeto prevê cinco pontos estratégicos nos dois circuitos da festa – Politeama, Pelourinho, Ladeira da Montanha, Barra e Ondina – e mais um no bairro do Nordeste de Amaralina. Além das ações do EcoFolia outras unidades de coleta de resíduos sólidos também serão instaladas pela prefeitura em parceria com a Ambev, empresa patrocinadora do megaevento.

O projeto EcoFolia é financiado pelo governo estadual, por meio das secretarias do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Meio Ambiente (Sema), e gerido pela Rede de Cooperativas. Além da estrutura física dos pontos de apoio, prevê a distribuição de fardamento e equipamentos de proteção individual – botas, luvas e protetores auriculares, além de refeições e água para os catadores. Todo material coletado será estocado pelas cooperativas, à espera do melhor momento para comercialização, uma vez que durante o Carnaval o mercado costuma reduzir os preços, em razão da farta oferta.

Prefeitura e Ambev – Fruto da atuação conjunta do MPT com o Ministério Público do Estado da Bahia, as cooperativas de catadores estão ano a ano conquistando melhores patamares para atuar na festa. A oferta pelo poder público de apoio financeiro e logístico – estruturas dignas, EPIs, água, sanitários com chuveiros e alimentação – é um dos pilares da ação promocional. Alem do EcoFolia, o município através da Ambev, está destinando R$1,4 milhão para custear essa estrutura de apoio às cooperativas de reciclagem.

A reunião contou com a presença da procuradora do MPT Adriana Campelo, que coordena as ações nessa área, além de representantes da Scretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), das cooperativas e de diversos outros parceiros envolvidos no projeto, que chega a seu terceiro ano.

Imprimir