Procurador-chefe do MPT na Bahia recebe título de cidadão baiano na Alba

Uma cerimônia concorrida marcou na tarde desta quinta-feira (12/03) a entrega do título de Cidadão Baiano ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Luís Carneiro.

O evento reuniu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) representantes dos principais órgãos do mundo do trabalho, servidores, procuradores, parentes e amigos.

Pernambucano de nascimento e radicado na Bahia há quase 15 anos, Luís Carneiro enalteceu a importância da homenagem como forma de reconhecimento ao papel cada vez mais relevante do MPT, órgão no qual ocupa a chefia regional desde 2017. A outorga do título foi proposta pelo deputado estadual Luciano Simões, que presidiu a solenidade. O homenageado resumiu sua emoção em uma frase durante seu discurso: “É com muito orgulho que recebo esta homenagem que representa a importância para a nossa sociedade da instituição que represento”.

Coube ao deputado Tiago Correa conduzir o ovo cidadão baiano até a mesa de honra. A entrega do título foi feita pela espose e pelos dois filhos do homenageado. Coube ao deputado Luciano Simões saudar o homenageado. “É com muita alegria que esta Assembleia Legislativa da Bahia entrega esse título. Tenha certeza que esta Casa divide com toda a sociedade a satisfação de tê-lo como cidadão baiano”.

A Mesa foi composta pelo deputado federal Cacá Leão; pela procuradora do estado Bárbara Carmandeli, representando o governo baiano; pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Jeferson Muricy; pelo procurador Geder Cardoso, representando o Ministério Público do Estado, pela procuradora-chefe substituta do Ministério Público Federal na Bahia, Vanessa Cristina Gomes, pela procuradora-geral do município de Salvador, Luciana Rodrigues, pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Junior, e pelo defensor público-geral da Bahia, Rafson Ximenes.

Também compuseram a Mesa de honra da solenidade o advogado da União Vitor Trigueiro, representando a Advocacia Geral da União (AGU); o superintendente do INSS em Salvador, Alberto Sacramento, a nova superintendente regional do trabalho da Bahia, Gleide Gois; a presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia (Amatra5), Cecilia Magalhães, o coronel Anselmo Brandão, comandante da Polícia Militar, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adolfo Jorge Dórea; e o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas da Bahia (Abat), Ivan Isaac.

Luís Carneiro é natural de Recife e atua na Bahia desde 2010, quando assumiu o cargo de procurador do trabalho. Em 2017 foi eleito procurador-chefe no MPT na Bahia para um mandato de dois anos à frente do órgão, sendo reconduzido para mais um mandato em outubro de 2019. Já foi procurador-chefe substituto eventual entre 2013 e 2017, presidente da Comissão de Obras de 2014 a 2017 e coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat). Entre 2012 e 2014 foi delegado regional da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

O procurador-chefe é bacharel em direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Em 2019, ganhou o título de Cidadão Soteropolitano concedido pela Câmara de Vereadores. Foi agraciado com a Comenda Carlos Coqueijo Costa, do TRT5, com a Medalha do Mérito Judiciário - Homenagem Especial, concedida pela Amatra5, e com a medalha comemorativa dos 410 anos do Ministério Público, oferecida pelo MP-BA.O procurador-chefe também já recebeu outras honrarias, como a Medalha da Vitória, em 2010, e a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa, em 2009, no grau de Cavaleiro, concedidas pelo Ministério da Defesa.

 

Medalha do Mérito Judiciário - Homenagem Especial, concedida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Bahia (Amatra5).

Imprimir