MPT mobiliza sul do estado para reforçar combate ao trabalho infantil

Representantes dos Conselhos Tutelares de 44 municípios do sul do estado da Bahia são esperados na próxima segunda-feira (15) no encontro promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de integrar esforços para combater o trabalho infantil na região. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Ipiaú, das 9h às 17h. Trata-se de um trabalho de capacitação dos conselheiros, que serão instruídos e preparados para atuar juntos com a rede de proteção à infância e à adolescência nas ações do MPT.

Para a procuradora do trabalho Sofia Vilela, “será uma excelente oportunidade não só de cada conselheiro conhecer mais sobre o que diz a lei sobre o trabalho de menores e de como atuar nesses mcasos, mas também de integrar e aproximar o MPT de cada um dos conselhos”. Ela destaca, por exemplo, a possibilidade de destinação de bens e recursos para a estruturação desses conselhos, que pode ser viabilizada a partir da sinalização por parte dos conselheiros das demandas dos seus municípios.

“Temos notoado que existe alguma dificuldade de alguns membros dos conselhos de nos passar informações essenciais para que nós do MPT possamos instruir os inquéritos que apuram a ocorrência de trabalho infantil ilegal, que é uma prática infelizmente ainda muito comum na região sul”, avalia a procuradora, que estará durante o período da tarde ministrando a capacitação.

Com distribuição de cartilhas informativas e a apresentaçãodo panorama atual do trabalho de crianças e adolescentes nos municípios da região, a expectativa do MPT é a de fortalecer a rede em prol da erradicação do trabalho ilegal de menores. A meta é que cada conselheiro possa saber claramente identificar o que é o trabalho infaltil ilegal e também ser capaz de elaborar relatórios precisos que permitam a atuação de órgãos como o Ministério Público.

Tags: trabalho infantil

Imprimir