Fetipa promove reunião para definir ações de combate ao trabalho infantil

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia (Fetipa) se reuniu na tarde desta quinta-feira (25 na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) com o objetivo de avançar no planejamento de ações previstas para o ano de 2015 no combate ao trabalho infantil no estado.

Foram discutidas as ações que serão realizadas em 2015 para dar maior visibilidade ao combate do trabalho infantil, sobretudo nos veículos de comunicação.

O slogan da campanha deste ano será “Não ao trabalho infantil. Sim à educação de qualidade”. O Fórum tem como prioridade a divulgação dos malefícios trazidos à saúde da criança e do adolescente com o trabalho prematuro e a conscientização da sociedade sobre todos os males que podem surgir do início prematuro da atividade profissional. Serão distribuídos cadernos da campanha com razões pelas quais as crianças não devem trabalhar. Também foram discutidas ações para o evento que será realizado no dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Está confirmado o Fetipa Itinerante em Itapetinga, considerada uma região foco de trabalho infantil, sob a coordenação da juíza do trabalho Rosemeire Fernandes, do TRT-BA. Já o Fetipa Cultural vai  utilizar a inserção do tema trabalho infantil em manifestações culturais como estratégia de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes.  Uma das metas do fórum, para esse ano, é a captação de novos integrantes e a sua interiorização com o objetivo de fortalecer as ações no estado da Bahia.

Participaram da reunião de hoje a coordenadora do Fetipa, a auditora do trabalho Teresa Calabrich, a procuradora regional do trabalho e representante do MPT no Fórum, Virginia Senna, a desembargadora Vânia Chaves e a juíza Rosemeire Fernandes, dentre outros representantes dos órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada que integram o Fetipa. Uma das metas estabelecidas para 2015, inclusive, é a ampliação do número de entidades e órgãos integrantes do fórum, que congrega diversos atores para traçar estrataégias e ações conjuntas e coordenadas no combate ao trabalho infantil.


Assessoria de Comunicação do MPT 5ª Região com informações da Ascom do TRT5 - 26/03/15

Tags: trabalho infantil

Imprimir