Palestra sobre a chikungunya, zika e dengue com infectologista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove hoje, quarta-feira (15), às 14h no auditório, um bate-papo com o infectologista Fábio Amorim, do Hospital Couto Maia. O médico vai esclarecer dúvidas sobre os recentes vírus que vêm assolando a cidade de Salvador: zika vírus, chikungunya e dengue.

O bate-papo também vai abordar a síndrome guillian-barré, doença rara neurológica que acomete pacientes que tiveram uma dessas viroses e que pode provocar paralisia na musculatura do corpo. Ele vai explicar quais sintomas são apresentados em cada caso e quais orientações de cuidados seguir para tratar de cada uma.

De acordo com o boletim divulgado na última segunda-feira, 13, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foram identificados 76 casos da síndrome guillian-barré no estado. Desses, 42 foram confirmados, dentre os quais 26 têm história anterior de dengue, zika ou chikungunya. Dentre as cidades do estado, Salvador é a com o maior número de casos, com pelo menos 26. Ainda conforme o boletim, quatro casos foram descartados, 25 estão em investigação e cinco foram determinados como de outros eventos neurológicos.

Os sintomas da guillian-barré se caracterizam por fraqueza progressiva nas pernas, iniciada pelos pés, acompanhada de paralisia muscular. A doença evolui rapidamente atingindo o ponto máximo de gravidade por volta da segunda ou terceira semana e pode levar à morte. Entre 1º janeiro e 6 de julho deste ano, foram notificados 45.538 casos de dengue, 8.906 casos de chikungunya e 32.873 casos de zika na Bahia.

Venha participar da roda de conversas e entender mais sobre essas doenças, além de se informar sobre prevenção, cuidados e transmissão. Saiba qual a diferença de cada uma e quais complicações elas podem levar.

Tags: social, Saúde, Seminário, dengue,

Imprimir