Ensino fundamental de Barreiras terá projeto MPT na Escola em 2016

Unidades da rede municipal e ensino do município de Barreiras, no extremo oeste baiano, terão em 2016 o projeto MPT na Escola.

A adesão da secretaria Municipal da Educação ao projeto, que usa uma metodologia específica para tratar da questão do trabalho infantil, foi realizada na última sexta-feira (27/11) na sede do Ministério Público do Trabalho na cidade. O secretário da Educação se reuniu com a procuradora Amanda Dornelas para discutir como implantar o projeto e formalizou o compromisso do município de adotá-lo em alguma unidade já a partir do início do ano de 2016.

O MPT na Escola é uma metodologia desenvolvido pelo MPT para debater de forma lúdica o trabalho infantil e dessa forma combater o problema, que ainda é realidade em boa parte do país. O MPT fornece material didático para todos os alunos incluídos e também faz uma oficina de capacitação para diretores e coordenadores pedagógicos, apresentando a questão e sugerindo dinâmicas e trabalhos a serem propostos em sala de aula. Esses diretores e coordenadores funcionam como agentes multiplicadores, capacitando e orientando cada professor sobre como trabalhar o tema com os alunos.

Segundo explicou a procuradora Amanda Dornelas, responsável pelas ações de combate ao trabalho infantil do MPT na região, “a adesão de Barreiras é um passo importante para a formação de uma geração consciente de que a infância é uma fase da vida em que a brincadeira e o aprendizado não podem ceder espaço para o trabalho e a necessidade de lutar pela sobrevivência. Só assim as crianças de hoje poderão no futuro ser profissionais capacitados e por isso aptos a desenvolver-se no mercado de trabalho de forma digna.” A data da oficina de capacitação ainda será definida assim como o número de escolas que participarão.

A adesão de Barreiras ao projeto foi assinada na sede do MPT na cidade
A adesão de Barreiras ao projeto foi assinada na sede do MPT na cidade

Tags: trabalho infantil, MPT na Escola

Imprimir