Seminário discute transtornos mentais relacionados ao trabalho

Acontece em Brasília entre os dias 18 e 20 de outubro o 4º Seminário Internacional do Trabalho Seguro, promovido pelo Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSTJ) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Participaram do evento especialistas nacionais e internacionais, além de médicos, juristas e acadêmicos, que juntos discutirão os problemas ligados a transtornos mentais relacionados ao trabalho.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) será representado pela procuradora do trabalho, Juliana Corbal, que também é vice-coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat). Juliana integra a mesa no dia 20 de outubro, quando vai discutir o tema Tutelas Judiciais Sobre Saúde Mental do Trabalhador. Além dela participam da mesa o desembargador do trabalho e gestor nacional do programa Trabalho Seguro, Sebastião Geraldo de Oliveira, e o juiz do trabalho e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Guimarães Feliciano.

Estudos do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015 mostram que houve aumento no número de auxílios-doença por conta de transtornos mentais ou comportamentais com relação ao exercício laboral. A pesquisa mostrou ainda que o assédio moral, como humilhações, agressões verbais e perseguições, o esforço sem recompensa e a alta demanda de trabalho são algumas das causas dos problemas.

O seminário acontece no plenário Arnaldo Lopes Süssekind, no TST, em Brasília e é aberto ao público. As inscrições já devem ser feitas porque o número de vagas é limitado. Os interessados devem se inscrever no endereço http://www.tst.jus.br. 

Imprimir