• Informe-se
  • Notícias
  • Alberto Balazeiro vai assumir direção da Escola Superior do Ministério Público

Alberto Balazeiro vai assumir direção da Escola Superior do Ministério Público

O procurador do trabalho Alberto Balazeiro foi nomeado nessa terça-feira (23/01/2018) para o cargo de diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

A posse deve acontecer na próxima semana, com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, responsável pela escolha. O gestor baiano atuará junto com o procurador Regional da República João Akira Omoto, nomeado diretor-geral.

Alberto Bastos Balazeiro é procurador do trabalho desde 2008 e se notabilizou nacionalmente ao chefiar o Ministério Público do Trabalho na Bahia entre 2013 e 2017. Nesse período, além de fortalecer as relações com instituições públicas e entidades da sociedade civil, ele foi responsável por uma intensa estruturação física nas unidades do órgão. Foram seis sedes construídas, incluindo um prédio de 16 pavimentos em Salvador, além da construção das unidades de Feira de Santana, Eunápolis e Santo Antônio de Jesus, e da reforma completa das sedes de Itabuna e Barreiras.

Dentre as missões dos diretores da ESMPU definidas pela procuradora-geral estão o avanço na oferta de cursos e a conclusão do prédio-sede da instituição de ensino. O mandado dos novos diretores deve se estender até 2019. A solenidade de transmissão de cargo do atual diretor-geral, Carlos Henrique Martins Lima, para João Akira e Alberto Balazeiro acontece na próxima semana.

A ESMPU atua na formação continuada, no aperfeiçoamento e na capacitação técnico-profissional de membros e servidores dos quatro ramos que integram o MPU: MPF, MPT, MPM e MPDFT. A instituição possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial para oferecer cursos presenciais e a distância ao quadro de pessoal dos quatro ramos do MPU.A Escola já possui credenciamento junto ao Ministério da Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e atualmente atua nas áreas de administração e direito.

Alberto Balazeiro, que se destacou na gestão do MPT na Bahia, assume cargo na ESMPU
Alberto Balazeiro, que se destacou na gestão do MPT na Bahia, assume cargo na ESMPU

Imprimir