• Informe-se
  • Notícias
  • Resgatados do trabalho escravo recebem qualificação profissional em Itambé

Resgatados do trabalho escravo recebem qualificação profissional em Itambé

Trabalhadores do município de Itambé resgatados do trabalho em condições análogas ao trabalho escravo começam a frequentar curso de formação profissional.

Eles irão receber treinamento de 200 horas-aula, além de uma bolsa-auxílio de R$477 durante o curso. O objetivo é retirá-los da condição de vulnerabilidade social que os levou a ser atraídos para trabalho em condições análogas à de escravos.

Os 24 participantes do curso foram identificados após a operação que resultou no resgate de um grupo de 19 trabalhadores na Fazenda Vitória, localizada na zona rural do município de Ribeirão do Largo, vizinho a Itambé, no sudoeste do estado. Uma operação do Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Inspeção do Trabalho, governo do estado e Polícia Rodoviária Federal encontrou os trabalhadores vivendo em condições subumanas e providenciou a retirada, além de obrigar os proprietários a arcar com as rescisões de contrato.

Na última semana, foi realizada, na Câmara Municipal de Itambé, distante 572 quilômetros de Salvador, a aula inaugural do Programa Qualifica Bahia. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O curso oferecido é o de produtor agrícola polivalente, que ensina técnicas de cultivo e manejo de culturas agrícolas diversas. Antes de iniciar o curso, os órgãos envolvidos na operação já haviam conseguido emitir guias de seguro-desemprego para todos os resgatados.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está acionando os proprietários da fazenda Vitória na Justiça do Trabalho. O caso corre na 1ª Vara do Trabalho de Itapetinga, que já concedeu liminar obrigando os proprietários da unidade agrícola a respeitar as leis trabalhistas brasileiras em caso de contratação de trabalhadores, temporários ou não. Na ação, os procuradores pedem a expropriação das terras, além de R$1,36 milhão em indenizações individuais e coletivas pelos danos morais causados.

Os trabalhadores foram resgatados em novembro de 2017 na Fazenda Vitória, no município de Ribeirão do Largo, no sudoeste da Bahia. A operação foi realizada pela Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae). Dos 19 trabalhadores, apenas o vaqueiro da fazenda tinha carteira de trabalho assinada. Todos estavam em casas sem energia elétrica, água encanada, banheiros e sem acesso à água potável.

Trabalhadores iniciaram o curso de capacitação (Foto: Yago Matheus/Ascom Setre)
Trabalhadores iniciaram o curso de capacitação (Foto: Yago Matheus/Ascom Setre)

 

Com informações e foto da Ascom/Setre

Imprimir