Feira abre caminho profissional para adolescentes em vulnerabilidade

É apenas a primeira turma, mas o significado do Projeto Jovem Social abrange toda a juventude de Feira de Santana com a abertura de um caminho para oferecer um futuro para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Com esse propósito, será realizada nesta segunda-feira, às 16h, no Teatro Margarida Ribeiro, a cerimônia de formatura da primeira turma de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou em extrema pobreza em cursos profissionalizantes com encaminhamento para vagas de aprendizagem profissional. O projeto Jovem Social é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) que conta com o apoio da prefeitura de Feira de Santana e diversos outros parceiros, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

“Mudamos a lógica de apenas cobrar das empresas que empreguem jovens aprendizes. Estamos promovendo a identificação dos adolescentes que necessitam desse apoio, fazendo a capacitação pessoal e profissional e encaminhando eles para vagas nas empresas da região”, explica o procurador do MPT Ilan Fonseca, idealizador do projeto. A solenidade de formatura, segundo ele, será um momento especial para os jovens e suas famílias, além de ser o coroamento do esforço de instituições e profissionais envolvidos na iniciativa, totalmente custeada com recursos de termos de ajustes de conduta firmados pelo MPT.

Foram 30 adolescentes selecionados a partir de programas sociais já existentes, todos eles vítimas de situações de extrema vulnerabilidade social decorrente de envolvimento com atividades ilícitas ou exposição a situações de extrema pobreza e desajuste social. Com as atividades, que contaram não só com capacitação profissional, eles também tiveram acesso a acompanhamento psicossocial, receberam bolsas de estudos de R$400 e uma série de benefícios, além de terem sido preparados ara enfrentar os desafios da vida profissional no futuro. Todos os formandos estão sendo encaminhados para ocupar vagas de jovens aprendizes em empresas da região de Feira, onde poderão continuar sua formação profissional e manter uma renda.

O Projeto é uma iniciativa conjunta do MPT e do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), através das Promotorias da Infância e Juventude de Feira de Santana, e tem como público-alvo adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, selecionados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Feira de Santana. São jovens originários das Casas de Acolhimento institucional, cumpridores de medidas socioeducativas em meio aberto ou em semiliberdade, além de outros que recebem benefícios sociais, todos com baixa escolaridade e em situação de vulnerabilidade.

O Projeto foca no acompanhamento profissional dos jovens e realiza cursos que estimulam a independência econômica. Além disso, os 30 jovens assistidos pelo Jovem Social receberam uma bolsa mensal de R$ 400 para manutenção própria por cinco meses. As aulas tiveram início em 18/04 e foram concluídas no último dia 24/09. Além do MPT e do MP-BA, o projeto conta com os apoios da ONG Centro Comunitário Luz e Labor, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd / Polícia Militar) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Imprimir