Oxfam Brasil lança documentário sobre violações de direitos na cafeicultura

A Oxfam Brasil lançou nesta última quinta-feira (25/11) o documentário “Mancha de Café”, que foi baseado em relatório de mesmo nome lançado pela organização em julho de 2021.

O documentário teve apoio da Articulação dos Empregados(as) Rurais de Minas Gerais (ADERE) e produção da Papel Social. O filme traz depoimentos com diversos casos de violações de direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais que atuam nas plantações de café em Minas Gerais – maior produtor do país. O procurador do MPT Ilan Fonseca é uma das fontes ouvidas pela equipe do filme.

“No documentário é mostrado o trabalho análogo à escravidão, baixos salários, desrespeito aos direitos das mulheres e péssimas condições de trabalho. Tive a honra de ter participado para poder falar contra esse fenômeno importante, pois é durante a safra que mais empregos são gerados. Nesse caso, a maior geração de emprego estaria acompanhada de uma maior precarização dos trabalhadores”, explicou o procurador do MPT.

Nos últimos anos, a produção de café no Brasil já foi alvo de inúmeros relatórios e denúncias sobre as condições dos trabalhadores assalariados rurais. Informalidade, pobreza e trabalho escravo são alguns dos problemas recorrentes. Entre 1995 e 2020, foram resgatadas 2.808 pessoas em condição de trabalho escravo contemporâneo nas lavouras de café em todo o país, segundo levantamento da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.

Com pouco mais de 14 minutos, o documentário traz também depoimentos de representantes de sindicatos de Minas Gerais e de organizações que lutam por melhores condições de vida e trabalho para quem planta e colhe o café. Entre as violações recorrentes citadas por trabalhadoras e trabalhadores rurais no filme estão condições precárias das instalações usadas nas fazendas de café, casos de trabalho análogo à escravidão, baixos salários, desrespeito aos direitos das mulheres e falsas promessas.

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira criada em 2014 com o objetivo de promover justiça e combater desigualdades. A ONG atua em três áreas temáticas: setor privado, desigualdades e direitos humanos; juventudes, gênero e raça, e justiça social e econômica. Entre as estratégias de atuação estão o trabalho em parceria e aliança com outras organizações e setores da sociedade civil brasileira, o engajamento público, a realização de campanhas e a incidência com setores público e privado.

Para assistir ao documentário, acesse o canal da Oxfam Brasil no YouTube

 

Imprimir