MPT abre procedimento para apurar denúncia de homofobia em loja de móveis

Caso relatado por influenciador digital que trabalhava como comerciário em loja de móveis localizada na orla marítima de Salvador está sendo apurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Apesar de ter publicado vídeo em que afirma ter denunciado o caso ao MPT, não havia registro da denúncia até a manhã desta segunda-feira (22/05). Ainda assim, o órgão instaurou procedimento de ofício a partir das informações publicadas na imprensa e nas redes sociais.

O relato consta em vídeo disponível numa rede social de Jeferson Moreira Santos, que usa o perfil @baiano_santos_. Na postagem, ele alega ter sofrido agressões, xingamentos e perseguição por ser homossexual. Teria, ainda segundo o comerciário, sido demitido por justa causa, mesmo após denunciar os fatos em canais internos da empresa em que trabalhava, sem qualquer resposta. Em nota, a empresa nega os fatos e lembra que calúnia é crime.

O MPT vai avaliar inicialmente se há elementos para justificar uma atuação do órgão ou se a situação se enquadraria apenas em uma ação individual perante a Justiça do Trabalho. Para verificar essa situação, será necessário ouvir o denunciante e o sindicato da categoria, além da empresa envolvida, que não terá o nome revelado pelo MPT até que as investigações apontem para a real participação da pessoa jurídica no caso.

Imprimir