Acolhe Gente capacita a rede de assistência social do sudoeste baiano

Os agentes públicos que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social em mais de dez municípios do sudoeste baiano vão passar por uma ampla capacitação envolvendo temas como identificação e combate a situações de tráfico de pessoas e trabalho escravo.

O Projeto Acolhe Gente, iniciativa da Rede Suas, como é conhecido o Sistema Único de Assistência Social, chega a Vitória da Conquista dias 5 e 6 de junho para uma série de palestras, debates, distribuição de materiais informativos para os integrantes da rede de assistência social de diversos municípios do sudoeste baiano.

Para o encontro dos dias 5 e 6 de junho, foi disponibilizada a estrutura do auditório do Senai, na Avenida Olívia Flores, 3.900, Universidade. No local, serão apresentados estudos, estratégias de ações e casos concretos. Os participantes terão a oportunidade de acompanhar quatro palestras com abordagens práticas e teóricas capazes de auxiliar o trabalho do dia a dia dos assistentes sociais da rede Suas. Para enfrentar o tráfico de pessoas e o trabalho escravo, o seminário propõe um olhar mais humano e social para o atendimento.

O projeto Acolhe Gente conta com a parceria institucional do Ministério Público do Trabalho (MPT), além da Defensoria Pública da União (DPU) e do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Justiça e Direitos Humanos e de Assistência Social e Desenvolvimento Social. Nesta edição, a ação ainda conta com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e da Prefeitura de Vitória da Conquista. O evento também oferece estrutura de acolhimento, como coffee-break e materiais de apoio. As impressões e os serviços estão sendo custeados com recursos destinados pelo MPT em ações civis públicas.

Foram convocados para o evento os agentes públicos das redes de assistência social dos municípios de Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Brumado, Caraíbas, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Encruzilhada, Itambé, Ribeirão do Largo, Planalto, Poções, Maetinga, Tremedal, Itororó, Iguaí/ Tanhaçu, Ibicuí, Itaranti, Itagibá, Ituaçu, Ibicaraí, São João do Paraíso e Pedra Azul, além de Vitória da Conquista.

Além do polo do sudoeste, o projeto Acolhe Gente vem se reunindo com profissionais da Rede Suas da Bahia em outras regiões do estado. Para esses encontros, o projeto produziu cartilhas completas sobre o tema, que serão distribuídas e utilizadas como material de referência. No livreto, produzido originalmente pelo Ministério da Cidadania e adaptado para um formato menor, mas com a mesmo conteúdo, os assistentes sociais terão em detalhes as formas de abordagem, os canais de informação, a rede de proteção e os procedimentos mais indicados para cada situação.

Imprimir