MPT em Santo Antônio de Jesus adere a campanha de doação de medula óssea


Servidores, procuradora, estagiários e trabalhadores terceirizados da unidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) do município de Santo Antônio de Jesus, localizado no recôncavo baiano, aderiram em massa a campanha em prol da doação de medula óssea. Todos eles participam na tarde desta quinta-feira (03) de uma ação de cadastramento coletivo no banco de medula da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), localizado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Eles vão preencher um cadastro e tirar uma amostra de sangue para passar a fazer parte do banco de medula e poderem ser identificados em caso de compatibilidade com alguém que precise de doação.


A iniciativa de mobilizar servidores e demais colaboradores do MPT foi da procuradora Flávia Vilas Boas de Moura. Ele conta que atentou para a necessidade de efetiva participação da sociedade quando tomou conhecimento de um caso de um amigo de sua família que não encontrou doadores entre os parentes próximos e que vem tentando buscar um doador compatível no banco da Hemoba. João Paulo Freitas de Souza, 32 anos, recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda em março deste ano e, desde então iniciou-se uma campanha para a ampliação no número de cadastros de possíveis doadores. “Queremos mostrar ao mesmo tempo solidariedade a João, mas também chamar a atenção para a necessidade de toda a sociedade se envolver nessa questão”, pontuou a procuradora.

Ela lembra que outros órgãos públicos e empresas podem realizar ações semelhantes, promovendo um cadastramento em massa como este, em que todos os trabalhadores se deslocam juntos para uma unidade da Hemoba para preencher os cadastros e coletar amostra de sangue ou mesmo agendar com a Hemoba uma visita do Hemóvel, veículo adaptado capaz de receber doações de sangue e cadastros de doadores de medula óssea em qualquer ponto do estado. Até sexta-feira, por exemplo, o Hemóvel estará no estacionamento do Salvador Shopping em Salvador, até as 13h. Para agendar uma visita do Hemóvel ou um cadastramento de doadores em grupo, é só ligar para a Hemoba, no telefone 71 3116-5664.

Tags: doação, social

Imprimir