Memorial do MPT abre exposição de telas sobre trabalho infantil

Nessa terça (02/04), às 9h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) inaugura a exposição Cartas da Exploração Infantil, do artista plástico Elinaldo Costa.

A mostra, que reúne 17 trabalhos em acrílico sobre tela, fica em cartaz para visitação pública até o dia 30 de abril, das 9h às 15h, no Memorial do Trabalhador, que fica na sede do órgão, localizada na Av. Sete de Setembro, 2563, Corredor da Vitória, em Salvador.

A exposição pretende estimular nos visitantes a reflexão sobre o drama social que envolve milhões de crianças em todo o mundo. Apesar do colorido vivo, dos traços e das formas que atraem o olhar de curiosidade e encanto das crianças, as pinturas expressam um lado sombrio do Brasil. O trabalho infantil interfere negativamente na formação psicológica, prejudicando o aprendizado e a criatividade, e gerando traumas que pode se prolongar por toda uma vida.

Essa situação acontece além das telas. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 2,551 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho em toso o país. Na Bahia, são mais de 240 mil crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária, sendo que 48,2% se concentram no setor agrícola.

As telas de Elinaldo Costa também denunciam a pedofilia como consequência da exploração da mão de obra infantojuvenil. O artista buscou demonstrar a dor das crianças vítimas desse crime. “Apesar dos quadros possuírem beleza cromática e outros adjetivos, as pinturas não poderiam ser omissas em retratar essas mazelas sociais porque a arte estende a mão de socorro para libertar as pessoas dos dramas da vida real e aliviar o sofrimento”, afirma o artista.

O Memorial do Trabalhador funciona deste 2017 no Centro Cultural do Ministério Público do Trabalho na Bahia. O espaço de visitação conta com acervo permanente com peças que contam a história da instituição no estado, como o gabinete do jurista e ex-procurador-chefe do MPT na Bahia Luiz de Pinho Pedreira da Silva. Um busto do Mestre Pinho, como era conhecido, foi oferecido à instituição pelo artista plástico soteropolitano Gustavo Maciel. Também há espaço para o visitante conhecer através de fotos e textos a atuação do MPT e as relações de trabalho.

SERVIÇO

O quê: Exposição Cartas da Exploração Infantil
Artista: Elinaldo Costa.
Abertura: 2 de abril, às 9h
Período de visitação: 2 a 30 de abril
Horário de visitação: 9h às 15h
Onde: Memorial do Trabalhador – MPT na Bahia (Av. Sete de Setembro 2563, Corredor da Vitória, Salvador-BA)

 

Imprimir