Cartas da Exploração Infantil lança olhar artístico sobre trabalho de crianças

A arte a serviço da conscientização. Essa é a mensagem central da exposição Cartas da Exploração Infantil, do artista plástico Elinaldo Costa, aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (02/04) no Memorial do Trabalhador, que fica na sede do Ministério Público do Trabalho na Bahia, na Avenida Sete de Setembro, 2563, Corredor da Vitória, em Salvador.

O vernissage contou com a presença do procurador-chefe do órgão no estado, Luís Carneiro, da superintendente regional do Trabalho, Gerta Schultz, além de procuradores, servidores e visitantes. A mostra, que reúne 17 trabalhos em acrílico sobre tela, fica em cartaz para visitação pública até o dia 30 de abril, das 9h às 15h.

“É muito bom estar aqui apresentando a ideia das cartas da exploração das crianças e jovens através da arte, da forma, da cor e da expressão, que não deixa de ser uma expressão da sociedade”, afirmou Elinaldo Costa. Usando a técnica do acrílico sobre tela, ele produziu a série de quadros que integra a exposição a partir do contato com a temática do trabalho infantil. Já expôs em outros espaços de luta contra o trabalho infantil, como a sede da Superintendência Regional do Trabalho em Salvador. Na sua fala, ele também anunciou que deixará o município de Feira de Santana para viver a partir de maio em Curitiba.

“É uma honra receber neste espaço criado pelo MPT para oferecer à sociedade um outro olhar sobre temas vinculados às relações de trabalho uma exposição como esta, que faz justamente essa ponte entre o racional e o artístico, retratando de forma brilhante temas tão áridos de nosso cotidiano como o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou Luís Carneiro. Ele também aproveitou para anunciar que irá propor à unidade do MPT em Curitiba abrigar uma exposição semelhante a essa assim que o artista estiver residindo na capital catarinense. A procuradora Letícia Vieira, coordenadora de primeiro grau do MPT na Bahia, também compareceu à abertura.

A superintendente regional do trabalho, Gerta Schultz, também prestigiou a solenidade. Acompanhada dos auditores José Honorino e Antônio Inocêncio, ele fez questão de comparecer à abertura e a reiterar a importância de órgãos e entidade que tratam da proteção da infância e da juventude apoiares iniciativas como essa. “Essas telas falam de uma forma peculiar aquilo que auditores, procuradores e demais operadores do direito dizem todos os dias nas suas atividades. E esse discurso da arte é extremamente importante para sensibilizar a sociedade”, salientou.

O Memorial do Trabalhador funciona deste 2017 no Centro Cultural do Ministério Público do Trabalho na Bahia. O espaço de visitação conta com acervo permanente com peças que contam a história da instituição no estado, como o gabinete do jurista e ex-procurador-chefe do MPT na Bahia Luiz de Pinho Pedreira da Silva. Outra exposição em cartaz no espaço, Realidade Oculta – Revelando o trabalho escravo no Brasil, revela em detalhes o combate a essa prática através de textos e fotos. Também há espaço para o visitante a história e a atuação do MPT na Bahia.

Luís Carneiro, Elinaldo Costa, Gerta Schultz, Antônio Inocêncio e José Honorino na abertura da exposição
Luís Carneiro, Elinaldo Costa, Gerta Schultz, Antônio Inocêncio e José Honorino na abertura da exposição

Imprimir