Peritos criminais participam de curso no MPT sobre acidentes de trabalho

Ampliar a capacidade dos órgãos públicos de identificar casos de acidentes de trabalho e ajudar nas medidas para apurar responsabilidades são os principais objetivos do curso que peritos do Departamento de Polícia Técnica da Bahia fizeram nesta quinta-feira (23/11).

A atividade foi realizada na sede do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória em Salvador, durante todo o dia. Palestras com auditores do trabalho, procuradores, professores universitários entre outras, fizeram parte do programa.

“Combater os altos índices de morte e adoecimento no trabalho é uma tarefa de toda a sociedade e por isso é preciso envolver diversas instituições. Além de apoiar a estruturação do DPT, estamos também oferecendo o conhecimento específico da avaliação da cena de um acidente para que os peritos criminais possam ser parte da identificação e apuração dos acidentes”, afirmou o procurador do MPT Ilan Fonseca, organizador do evento.

Para Letícia Sobrinho, diretora do Departamento de Polícia Técnica (DPT), salientou que “o DPT é a casa da ciência. E esse intercâmbio é sempre bem-vindo.” Para a auditora-fiscal do trabalho e uma das palestrantes do evento Lidiane Barros, “o curso vai ser um divisor de águas porque “o perito criminal é quase sempre o primeiro a chegar ao local do acidente de trabalho, e ter um olhar treinado para identificar as causas de um acidente pode ser muito importante”.

A gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest), Tiza Mendes, se mostrou esperançosa em relação aos frutos dessa capacitação. “que essa iniciativa seja um impulsionador para uma ampla parceria institucional”. Já o pesquisador e professor do Instituto de Saúde Coletiva (SC) da Ufba Cleber Cremonese, lembrou que 80% dos atestados de óbito pesquisados por ele na Bahia não continham informação referente a relação da morte com o acidente de trabalho. “O conhecimento é o melhor meio de reduzir essa imensa subnotificação de acidentes de trabalho”. O evento contou ainda com palestras do professor da Ufba Camaçari e auditor-fiscal do trabalho aposentado Anastácio Gonçalves.

Imprimir