Premiação dos vencedores do MPT na Escola na Bahia acontece nesta segunda (4)

Capim Grosso e Conceição do Coité são os destaques da edição 2023 do projeto MPT na Escola, que apresenta uma metodologia educacional para abordar temas relacionados a relações de trabalho.

Junto com Salvador, Guanambi, Caetité e Tanhaçu, esses são os municípios que têm alunos premiados pelos melhores trabalhos em quatro categorias (conto, desenho, música e poesia) e de duas faixas etárias (4º e 5º ano, grupo 1; e 6º e 7º ano do ensino fundamental, grupo 2). Os alunos vencedores receberão um notebook, mas também serão premiados os professores, coordenadores pedagógicos e coordenadores locais do projeto, executado sempre em parceria entre o MPT e a prefeitura local.

A solenidade de premiação vai ser feita e formato tele presencial, interligando as unidades do MPT de Salvador, Feira de Santana Vitória da Conquista e Juazeiro. A procuradora Andrea Tannus, coordenadora do projeto no estado, vai conduzir a cerimônia. Cada estudante premiado deverá estar acompanhado de um responsável legal para receber o notebook. Ao todo serão dez equipamentos, já que os vencedores das categorias música e desenho para estudantes de 6º e 7º anos foram duplas. Junto com eles, estão sendo premiados professores, coordenadores e gestores locais do projeto. Serão 21 caixas de som bluetooth.

Os trabalhos premiados foram selecionados de um amplo conjunto de diversos municípios que participam dessa iniciativa. A comissão julgadora deste ano foi composta por um jovem aprendiz, o estudante Marcos Antônio Santos Vieira, 16 anos, a servidora Indira Barreto e o procurador do trabalho Bernardo Guimarães. Os vencedores agora terão seus trabalhos concorrendo ao grande prêmio MPT na Escola nacional. Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 5 de dezembro, às 13h30, com transmissão pelo canal do MPT no Youtube.

Os selecionados para representar a Bahia na etapa nacional vêm de seis municípios diferentes. Conceição do Coité e Capim Grosso são os municípios destaque, comprovando o envolvimento de toda a comunidade escolar no projeto, que há anos têm recebido apoio total das prefeituras locais e secretarias de educação, além dos alunos, pais e professores. Foram somente essas duas cidades que garantiram vencedoras em mais de uma categoria. Além deles, também foram selecionados trabalhos de estudantes de Salvador, Tanhaçu, Caetité e Guanambi.

O MPT na escola tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção à exploração do trabalho infantil. Prefeituras de diversas regiões estão aderindo à metodologia proposta e recebem materiais didáticos e capacitação para que os professores possam aplicar os métodos e dinâmicas propostos.

 

Confira os vencedores

ETAPA ESTADUAL

Grupo I

Categoria Conto: Guanambi - Sara Costa da Silva Teixeira.

Categoria Desenho: Capim Grosso - Anna Clara de Oliveira Ribeiro.

Categoria Música: Caetité - Isis Lourrane Teixeira Santos .

Categoria Poesia: Conceição de Coité - Maria Priscila Mota Silva.

Grupo II

Categoria Conto: Tanhaçu – Alessio Vieira Cruz.

Categoria Desenho: Salvador - Hebert Santos Ferreira e Jorge Victor Santos de Jesus.

Categoria Música: Capim Grosso – Stefany do Santos Ferreira e Daniel Santana das Virgens.

Categoria Poesia: Conceição de Coité – Eloiza Viana Silva.

Imprimir