Prefeitura de Juazeiro garante ao MPT que apoiará catadores no Carnaval

A prefeitura de Juazeiro acatou as recomendações feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na semana passada sobre a promoção do trabalho digno de catadores e catadoras de matérias recicláveis durante o Carnaval antecipado da cidade.

A festa será realizada entre os dias 25 e 28 de janeiro na cidade do norte baiano.

A recomendação expedida pelo MPT indica que sejam contratadas cooperativas para realizar a coleta seletiva e a reciclagem dos materiais descartados durante o carnaval. O documento enviado ao município no último dia 8 também indica uma série de condições mínimas que precisam ser garantidas pelo poder público para a proteção desses trabalhadores.

Em resposta ao MPT, a prefeitura informou que que as secretarias estão prontas para atender as recomendações e que já estão adotando as medidas para a realização da festa. O município ressaltou que possui acordo de cooperação técnica com cooperativa de matérias recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz) e que o contrato foi renovado recentemente.

Informou também que as cooperativas estão realizando reuniões com os catadores e catadoras para organizar o trabalho nos dias do carnaval. A Prefeitura garantiu que está providenciando a distribuição dos EPIs de forma gratuita.

Imprimir