MPT apoia coleta seletiva solidária na Festa de Iemanjá

A Festa de Iemanjá 2024 contará com ação inédita da coleta seletiva solidária promovida por catadores e catadoras de materiais recicláveis cooperativados da capital baiana. O projeto socioambiental Iemanjá Sustentável, que conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, estreia este ano com o objetivo promover a coleta seletiva solidária, destinando os resíduos sólidos para reciclagem, além de gerar trabalho e renda para os catadores. A expectativa é destinar para reciclagem cerca de 2,5 toneladas de alumínio, plástico e garrafas Pet.

O projeto envolverá cerca de 35 catadores de materiais recicláveis cooperativados e 50 catadores autônomos. A iniciativa visa garantir a preservação do meio ambiente, sensibilizar os participantes da festa quanto à importância da coleta seletiva solidária e a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados durante todo grande evento. Além disso, a iniciativa pretende garantir melhores condições de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis autônomos e cooperativados.

A central de apoio funcionará na Rua Conselheiro Pedro Luiz ao lado do posto de combustíveis. Lá, os catadores autônomos poderão comercializar os materiais coletados. O projeto vai garantir o pagamento de cada material, além de uma bonificação de R$30 a cada 10kg de plástico e Pet.

O projeto Iemanjá Sustentável é uma iniciativa de 12 associações e cooperativas de Salvador: Coocreja, Cooperguary, Cooperbari, Canore, Camapet, Cooperes, Crun, Coopebrava, Caec, Cooperlix, Canarecicla, Coleta Cidadã, junto com a ONG Cama,. Todas integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, que conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Ambev e Prefeitura Municipal de Salvador. A construção dessa política pública é fruto de articulação do MPT, com a participação do Ministério Público do estado da Bahia (MP-BA) e da Defensoria Pública da União (DPU).

Imprimir