MPT avalia condições de trabalho para catadores no Carnaval de Salvador

Procuradores o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram nesta sexta-feira (09/02) a segunda rodada de vistorias das estruturas de apoio à coleta seletiva de resíduos no Carnaval de Salvador.

A execução de políticas públicas tem sido a principal meta da atuação do órgão para a garantia de trabalho digno para catadores. Com 11 centrais de coleta nos principais circuitos da festa, além de pontos instalados em camarotes privados, a infraestrutura é avaliada positivamente pelo MPT.

"As centrais estão com tudo o que foi definido, com pias para higiene, copa, tesouraria climatizada e bem sinalizadas. Só uma unidade, no Nordeste de Amaralina, não operou no primeiro dia conforme o planejado, por falta de energie. Mas já pontuamos isso para as autoridades responsáveis", avaliou a procuradora Adriana Campelo.

O órgão seguirá acompanhando a implementação de uma série de compromissos assumidos pela prefeitura, pelo governo do estado e pela patrocinadora do Carnaval. Na quinta-feira pela tarde, as oito centrais monadas pela prefeitura foram vistoriadas e já se encontravam prontas. Nessa sexta, foram fiscalizadas as instalações montadas pelo governo estadual. As cooperativas que operam o serviço também vêm sendo monitoradas e ouvidas pelo MPT. Até o momento, não surgiram demandas novas.

Imprimir