Rodoviários e empresários comunicam acordo em reunião com MPT e MP-BA

Rodoviáros e empresários de ônibus formalizaram na manhã desta quarta-feira (04) acordo que põe fim à ameaça de paralisação da categoria durante o carnaval de Salvador. O entendimento entre as partes foi comunicado ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro, aos promotores de justiça Adriano Assis e Rita Tourinho, e ao procurador regional do Trabalho Messias Bulcão, em reunião realizada na sede do Ministério Público do estado da Bahia, no bairro de Nazaré. O encontro havia sido agendado para debater uma solução para o impasse acerca do pagamento de gratificação de carnaval para a motoristas, cobradores e despachantes do serviço de transporte público de Salvador.

As negociações entre o sindicato, os empresários e a prefeitura avançaram nos últimos dias e, em encontro com o secretário de Mobilidade Urbana do município, Fábio Mota, os trabalhadores decidiram aceitar a proposta de R$600 mil para ser rateado entre os cerca de cinco mil rodoviários que atuam durante a festa. Por se tratar de serviço essencial, os dois ramos do Ministério Público se anteciparam a qualquer pedido de mediação de conflito e convocaram patrões e empregados para discutir o assunto e buscar um solução, mas o acordo saiu antes e não foi necessário mediar.

Os rodoviários vêm pleiteando a gratificação há vários anos, mas só em 2014 a prefeitura autorizou as empresas a pagar. Naquele momento, o valor de R$460 mil foi rateado entre todos os funcionários das empresas de Salvador. Neste ano, os entendimentos entre trabalhadores, empresas e município levaram à uma redução do número de beneficiados e ao aumento do valor a ser rateado. Só receberão motoristas, cobrasdores e despachantes que trabalharem durante a festa e nos circuitos, o que explui, por exemplo quem opera nas linhas metropolitanas e em serviços administrativos.

Tags: Mediação

Imprimir