Procurador Bernardo Guimarães fala sobre segurança do trabalho na Unijorge

O procurador do trabalho Bernardo Guimarães é um dos palestrantes da noite desta segunda-feira (1º/06) no Ciclo de Palestras promovido pela coordenação do curso superior de tecnologia em Segurança no Trabalho do centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

O evento acontece a partir das 19h, no Auditório Zélia Gattai, campus Paralela, em Salvador, e é aberto ao público externo, além de alunos de outros cursos, como direito.

Além do procurador, que atualmente coordena o primeiro Grau do MPT na Bahia, o evento contará com a participação, enquanto palestrantes da desembargadora do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e gestora regional do Programa Trabalho Seguro, Léa Reis Nunes de Albuquerque; do médico perito chefe do INSS em Salvador, João Eduardo Pereira; do engenheiro de segurança Marcos Paiva, da Fundacentro; e da presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia, a juíza Rosemeire Fernandes.

“Trabalho Seguro” é tema geral do evento, que terá abordagens específicas de cada um dos participantes, conforme sua área de atuação. Serão abordados aspectos do Programa Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além da atuação do MPT através de projetos como os programas de Acompanhamento de Obras da Construção Civil Pesada, de Banimento do Amianto no Brasil, de Promoção do Trabalho Decente no setor Sucroalcooleiro, e de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos.

O procurador promete uma abordagem bastante ampla da atuação do MPT nessa questão. Além de explicar como atua o órgão tanto na investigação de casos específicos, quanto na promoção de uma nova cultura no setor produtivo, ele fará uma exposição de alguns dos casos emblemáticos em que o MPT vem trabalhando, tais como os setores elétrico e de petróleo e gás. Guimarães também traçará a íntima relação entre terceirização ilícita e acidentes de trabalho.

Tags: MEIO AMBIENTE DE TRABALHO

Imprimir