Debate sobre Casa-grande & Senzala marca início do projeto Teoria do Brasil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia realiza nessa quinta-feira (06), às 17h, o primeiro encontro do projeto Teoria do Brasil.

Trata-se de uma série de debates sobre algumas das mais importantes obras da literatura, da sociologia e da antropologia brasileiras. Para começar, o tema será a obra-prima de Gilberto Freyre, Casa-grande & Senzala. O evento é aberto a todos os servidores, procuradores, estagiários e demais colaboradores do MPT. A palestra e o debate acontecem no auditório do órgão, em Salvador.

O projeto Teoria do Brasil é uma iniciativa do Centro de Estudos Jurídicos do Ministério Público do Trabalho na Bahia (Cejur), coordenado pelo procurador e professo Pedro Lino de Carvalho Júnior. Para falar sobre Casa-grande & Senzala, o Cejur convidou o professor de filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba Mauro Moura, que fará uma apresentação do clássico Casa-grande & Senzala, de Gilberto Freyre. Em seguida, será realizado um debate entre os presentes sob a coordenação do servidor do MPT Ronnie Jorge Tavares Almeida.

As discussões começam com a reflexão acerca das marcas que o passado escravista deixou nas relações familiares, sociais e trabalhistas posteriores em nosso país, fortemente influenciadas pela questão da raça e pela desvalorização do trabalho manual. O projeto ainda prevê outros encontros para debater obras de importância semelhante para a nação, como O Abolicionismo, de Joaquim Nabuco; A América Latina, de Manuel Bonfim; o primeiro volume de Populações Meridionais do Brasil, de Oliveira Viana; Vida e Morte do Bandeirante, de Alcântara Machado; Retrato do Brasil, de Paulo Prado; Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda; Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Junior; O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro; O Caráter Nacional Brasileiro, de Dante Moreira Leite, dentre outros.

Tags: Seminário, Institucional

Imprimir