Sistemas de dados do MPT e do TRT5 serão integrados este mês

Os dois principais sistemas utilizados por procuradores e servidores que atuam na área-fim do MPT passam este mês a funcionar de forma integrada.

A chamada interoperabilidade dos MPT Digital e do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será feita em etapas, mas de maneira quase que uniforme em todo o país, por cada uma das regionais do MPT. Entre as facilidades previstas, estão a inserção de dados e documentos de forma simultânea nos dois sistemas, o que reduzirá carga de trabalho.

A unidade do MPT de Goiás (18ª Região) foi a primeira no país a implantar a os mecanismos para que os dois sistemas “conversem entre si”. A experiência foi depois estendida para a Paraíba e o interior de São Paulo (13ª e 15ª Regiões). Segundo o presidente da Comissão de Gestão do MPT Digital, o procurador Luiz Fabiano de Assis, o sistema está testado e depende do emprenho de cada regional para ser efetivamente implantado. “A interoperabilidade economizará milhares e milhares de horas de trabalho, além de recursos materiais e humanos que, sabemos, são escassos. Quanto antes o modelo estiver em funcionamento pleno, melhor para a PRT”, afirmou.

Na Bahia, o acordo para permitir a interoperabilidade foi assinado pelo Procurador-chefe do MPT no estado, Alberto Balazeiro, e pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Adna Aguiar, na semana passada. A Diretoria de Tecnologia e Informação já está apta a auxiliar os usuários nesse processo inicial de adaptação, como garantiu Emerson Strapasson, diretor da área no MPT baiano.

Alguns encontros já foram realizados entre técnicos do TRT e do MPT e o próximo passo agora é iniciar a operação, em duas etapas consecutivas. A primeira já na sexta-feira da próxima semana, quando o acesso para consultas estará liberado ao PJe através do MPT Digital. Na outra semana, no último dia antes do recesso, já será possível inserir documentos, como pareceres, pelo MPT Digital no PJe e ao mesmo tempo no PAJ.

Tags: Institucional

Imprimir